Irresponsabilidade fiscal dá inflação e desemprego, diz Barroso

O ministro do Supremo Tribunal Federal Roberto Barroso disse neste sábado (26.nov.2022) que a responsabilidade com as contas públicas é um pressuposto para uma economia saudável. Afirmou que a falta dela resulta em aceleração da inflação, juros altos e desemprego.

Barroso disse ser necessário criar um ambiente em que a população tenha segurança em investir no país e abrir empregos.

“Nesse momento, a ansiedade da população é uma combinação que exige uma sintonia muito fina entre responsabilidade fiscal e responsabilidade social. Precisamos acabar com essa ideia de que responsabilidade fiscal é uma coisa de direita.”

A declaração foi durante debate promovido pelo grupo Esfera Brasil, no litoral paulista, que contou com a presença de diversos empresários.

A fala de Barroso é dita em um momento em que a equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discute com o Congresso uma fórmula para alterar o teto de gastos. A norma limita o crescimento das despesas da União. O furo no teto seria uma forma de cumprir as promessas de campanha do petista.

Investidores estão reagindo com cautela à medida por não ter ficado claro qual será a trajetória das contas públicas nos próximos anos. O Ibovespa, principal índice da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), caiu 4,86% desde a eleição de Lula.

Poder 360