Rio Grande do Sul: 39 pessoas morreram no estado devido ao temporal

Foto: Divulgação

O governo do Rio Grande do Sul confirmou 39 mortes, 68 pessoas desaparecidas e 74 feridos em razão das fortes chuvas que atingem o estado desde a última sexta-feira (26). Os números foram atualizados pelo governador Eduardo Leite em uma live transmitida no início desta noite.

Segundo o segundo boletim mais recente da Defesa Civil estadual, também consta que 8.168 pessoas estão em abrigos e 24.080 estão desalojados. No total, 351.639 pessoas foram afetadas em 265 municípios. 

“Esses números podem mudar ainda substancialmente ao longo dos próximos dias, na medida em que a gente consiga acessar as localidades e consiga ter a identificação de outras vidas perdidas”, diz Leite.

Os temporais no Rio Grande do Sul causaram estragos em cerca de um a cada três municípios gaúchos, fizeram um rio atingir a maior cheia de sua história, romperam parcialmente uma barragem e deixaram pelo menos 39 mortos — além de 68 desaparecidos, centenas de ilhados e milhares de desabrigados.

O governador afirmou que o estado vai destinar recursos federais e verbas para restabelecer as regiões afetadas.

“Tenho confiança que não faltará o apoio dos recursos federais para reconstrução, e dizer também que não faltarão os recursos estaduais. O estado tem restrições financeiras, tem suas dificuldades. Nós vamos tirar dinheiro de qualquer lugar que seja possível para poder estabelecer o atendimento a todas as pessoas”, diz.