“Enem dos concursos” é adiado pelo Governo Federal; ainda não há nova data

Governo federal decidiu adiar as provas do Concurso Nacional Unificado devido as fortes chuvas que atingiram o estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias. O “Enem dos Concursos”, como é conhecido, estava marcado para acontecer neste domingo (5) em 228 municípios do país.

A decisão foi anunciada na tarde desta sexta-feira (3), pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, e pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), Paulo Pimenta, em declaração à imprensa.

“A conclusão que tivemos hoje é que é impossível fazer a prova no Rio Grande do Sul. O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos. A solução mais segura para todos os candidatos de todo o País é o adiamento da prova”, declarou a ministra. 

“Essa decisão busca garantir a integridade dos participantes, inclusive a sua integridade física nas regiões onde seria impossível o deslocamento, mas é uma integridade em todas as dimensões, preservando a vida das pessoas e também conferindo segurança jurídica ao exame que é algo essencial para todo mundo que está prestando o concurso”, completou.

A nova data para a realização do certame será anunciada quando houver condições climáticas e logísticas para aplicação da prova em todo o território nacional.

“Não temos uma nova data. Nas próximas semanas podemos divulgar a nova data, mas, nesse momento, toda a questão logística envolvida na prova não nos permite dar uma nova data com segurança”, afirmou a ministra Esther Dweck.