Ibovespa cai na semana e dólar sobe no período, com incertezas fiscais

Foto: Edilson Dantas

O Ibovespa fechou em queda nesta sexta-feira, com os investidores acompanhando o noticiário ligado à PEC de Transição. O principal índice da B3 foi pressionado pela queda de papéis de commodities.

Declarações do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, sobre a necessidade de se aguardar o texto final para definir os rumos da Selic trouxeram instabilidade para os juros futuros. Especulações do ex-ministro Fernando Haddad para ocupar a pasta da Fazenda também deixaram o mercado volátil.

O Ibovespa caiu 0,76% aos 108.871 pontos. Na semana, o índice caiu 3,01%.

– As questões de como vai ser a tramitação, qual vai ser o texto final, por quanto tempo o Bolsa Família ficará fora do teto são importantes para o mercado entender como vai ser o comportamento da dívida pública – ressaltou o sócio e analista da Finacap Investimentos, Alexandre Brito.

Dólar

O dólar fechou em queda ante o real nesta sexta-feira. Após pregões com fortes desvalorizações da moeda local, o câmbio apresentou movimento de ajuste.

Sinalizações positivas de membros do governo eleito, como as do vice-presidente, Geraldo Alckmin, na véspera, reafirmando o compromisso com a responsabilidade fiscal, ajudaram a aliviar os ânimos dos investidores.

Ainda assim, os agentes seguiram monitorando as negociações sobre a PEC de Transição, além das incertezas a respeito da formação da equipe econômica.

O dólar caiu 0,50%, negociado a R$ 5,3737, após atingir a mínima de R$ 5,3285. Na semana, a divisa subiu 0,73%.

Com informações de O Globo