RN registra três prisões: uma por desordem e duas por uso de celular nas cabines de votação

O terceiro Boletim do TRE-RN divulga 4 registros policiais no estado do RN. Três deles ocasionaram prisões. Uma por desordem nos trabalhos eleitorais (Art. 296 CE), em Natal, e duas por porte de aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto (Parágrafo único do Artigo 91-A, da Lei 9.504/1997 e Res. TSE n° 23.669/2021), em Santa Cruz e Monte Alegre.

 Foram registradas até o momento 62 ocorrências operacionais nas eleições do Rio Grande do Norte. Entre elas estão computadas a substituição de 36 urnas eletrônicas, 2 recargas, 17 reinicializações, 2 trocas de módulo impressor e 1 uso de bateria interna, além de 4 outras soluções não específicas.

Os problemas detectados que motivaram as soluções em geral foram: 32 falhas de funcionamento de hardware, 5 de bateria, 11 do terminal do eleitor, 3 de biometria, 8 relacionadas ao terminal do mesário e 1 de impressora, além de 2 motivos considerados “diversos”.

Até as 16h, portanto, os problemas de urna eletrônica identificados somaram 0,8%, dentro das estatísticas de normalidade do processo de votação projetadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).