Ministro reforça que 5G estará estabilizado até mês de novembro

O ministro Fábio Faria, das Comunicações, reforçou que o sinal do 5G estará totalmente implantado e estabilizado até novembro deste ano na capital potiguar, conforme prevê o edital do leilão de implementação da tecnologia. A ativação do 5G Standalone na cidade ocorreu no último dia 5 e, atualmente, 17 dos 36 bairros contam com a tecnologia, disponibilizada pelas operadoras TIM, Vivo e Claro. A informação foi reforçada durante o seminário 5G.BR, que aconteceu nesta quinta-feira (15) em Natal.

O evento discutiu as aplicações da tecnologia, especialmente para games eletrônicos e em segmentos como educação, medicina e agronegócio. De acordo com o ministro, até o final do ano o 5G estará disponível em todas as capitais brasileiros. Para Natal, segundo ele, mesmo em fase de testes, o sinal estará estável até 28 de novembro em todos os bairros. “Dentro desse período, as empresas irão instalar as antenas e melhorar a tecnologia a cada dia, como já vem acontecendo e, até novembro, todos os bairros terão o 5G estável”, afirmou Faria.
Já a partir do final deste mês, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), dará início às fiscalizações para avaliar a existência de possíveis interferências de outras redes, como o 4G, e cobrar ajustes às operadoras. O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, frisou que, em razão da fase de aprimoramento do sinal, é provável que haja  intercorrências geradas no 5G por outras redes e vice-versa e que por isso, ajustes podem ser necessários.
“A tecnologia está em fase de implantação e é natural que haja espaço para a maturação e otimização das redes, até que elas fiquem perfeitamente configuradas. Durante essa fase, é possível haver algum tipo de impacto, mas é algo transitório. Em Natal, estamos com duas semanas de implantação e,  a partir do final de setembro, a Anatel vai a campo para fiscalizar a qualidade das redes”, sublinhou Baigorri.
Até novembro, quando o sinal deve estar estabilizado, a capital irá contar com, no mínimo, 33 estações de 5G ativadas. A liberação para novos bairros, de acordo com o Ministério das Comunicações, depende das operadoras. Até o momento,  Candelária, Lagoa Nova, Capim Macio, Ponta Negra e Neópolis, na zona Sul de Natal, já contam com a nova tecnologia.
Tirol, Alecrim, Lagoa Seca, Mãe Luiza, Barro Vermelho. Alecrim, Petrópolis e Ribeira, na zona Leste, também já dispõem da utilização do 5G. Além disso, os bairros de Cidade Alta (Centro), Redinha e Pajuçara (zona Norte) já têm à disposição de usuários a rede de quinta geração.
No Nordeste, todas as capitais já contam com o novo sinal liberado – Aracaju (SE), Maceió (AL), São Luís (MA) e Teresina (PI), tiveram a liberação na última quarta-feira (14). Contudo, estas cidades, além de Manaus (AM), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Macapá (AM) e Belém (PA), só terão a tecnologia ativada na próxima segunda-feira (19), de acordo com o previsão do Ministério das Comunicações.
Revolução
A chegada do 5G ao País tem trazido inúmeras perspectivas para diversos setores, como educação, agronegócio, o universo dos games e telemedicina. O metaverso é uma das novidades que irão alavancar o modo como as pessoas utilizam a tecnologia. Marcelo Rodino especialista em realidade aumentada e metaverso ressalta que a Educação, inclusive, em áreas distantes, têm muito a ganhar com a novidade.
“O 5G terá uma abrangência muito importante. Comunidades mais remotas ganharão acesso à internet e isso vai favorecer muito a educação. E conexão, antes de qualquer coisa, é distribuir informação e conhecimento. A novidade aí é a possibilidade de associação com a interatividade, para levar o ambiente gamificado para a sala de de aula. Lógico que é preciso garantir equipamentos nesses locais para acesso à tecnologia, mas acredito que, com a expansão, haverá incentivos a isso”, pontua Rodino.
Carlos Bairrigui, presidente da Anatel, destaca que a latência (tempo de resposta) do sinal de quinta geração é o principal diferencial da tecnologia. “A velocidade do 5G é quase 10 vezes maior do que a do 4G. Isso permite uma melhor latência, que garante diversas aplicações, como  realidade aumentada, medicina virtual, carros conectados, dentre outros”, afirma Bairrigui.
André Peixoto, diretor regional da Claro no Nordeste, indica os impactos que o sinal pode trazer, como a redução de acidentes de trânsito, por exemplo, a partir do uso de carros autônomos. “Com a latência baixa, esses carros vão poder ser pilotados com margem de erro mínima, sendo possível evitar um acidente que dependeria de uma eventual falha na comunicação”, aponta o diretor regional da Claro. A operadora já levou o sinal do 5G para sete bairros de Natal e deverá ampliar a cobertura na cidade de acordo com o plano da companhia junto ao Ministério das Comunicações. O metaverso também é uma novidade que deve ser bastante explorada e é um ponto de destaque.
Universo dos games comemora chegada do 5G
Para quem participa de competições de jogos eletrônicos em Natal, a ativação do 5G tem sido observada com grande expectativa e otimismo, por causa das possibilidades que a tecnologia vai proporcionar ao setor. O empresário e atleta de esportes eletrônicos, Bruno Bezerra afirma que a capacidade de resposta imediata oferecida pela tecnologia é o principal aliado de profissionais que estão em competições na rede.
“Com o 5G, as ações em uma competição vão acontecer praticamente em tempo real, com um excelente tempo de resposta dos dispositivos conectados. Isso será muito importante, porque, nas tecnologias anteriores, se eu mexo a cabeça durante uma competição, por exemplo, leva um determinado ‘delay’ [atraso] para que essa ação seja executada nos demais dispositivos. Mas agora será diferente”, explica.
“Na perspectiva do atleta, essa rapidez trazida pelo 5G é  muito interessante, porque, assim como um atleta de vôlei ou de futebol, é preciso um tempo de resposta muito rápido em competições na internet isso também”, completa Bruno Bezerra. A presidente da Federação dos Esportes Eletrônicos do RN, Tábata Diniz, destaca que a tecnologia veio para incentivar os atletas potiguares a mergulharem no universo dos chamados e-Sports.
“A gente tem vários atletas aqui em Natal e no RN que trabalham com esportes eletrônicos. Temos clubes de futebol, como o América que é um dos times da Federação e que vem movimentando esse cenário. Temos também meninos que já se destacaram e ganharam patrocínio e salários”, sublinha. “O 5G possibilita que o jogador tenha uma experiência e uma competitividade em tempo real muito melhor’, frisa Tábata.