Na TV, Fátima presta contas e Fábio aponta caos nas estradas

O período oficial de propaganda eleitoral no rádio e na televisão dos candidatos registrados para disputar as eleições de 2022 começou em 16 de agosto. Por isso já estão liberados comícios, caminhadas, distribuição de panfletos e propaganda na internet. Ontem (26) foi a vez do horário gratuito de rádio e televisão para o primeiro turno das eleições começar e estende até 29 de setembro, três dias antes das eleições de 2022. Na primeira noite da exibição da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, candidatos ao governo e ao senado se apresentaram para falar diretamente com o eleitor.

Clorisa Linhares (PMB) foi a primeira ao aparecer dentro dos seus 27 segundos. Ela disse ter experiência em Direito e Segurança Pública e se propôs a ser a mudança. “Sou cristã, valorizo a família e as bases conservadoras”, enfatizou.

Em seguida, com o segundo maior tempo de propaganda no rádio e TV (4 minutos e cinco segundos), a candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) à reeleição, governadora Fátima Bezerra, começou fazendo uma prestação de contas do seu governo nas principais áreas da gestão. “Pagamos tudo, fizemos nosso trabalho e o deles”, enfatizou referindo-se às gestões anteriores.

Relembrou o enfrentamento da pandemia da covid-19 com a abertura de leitos, contratação de profissionais e a logística para acelerar a distribuição de vacinas. Ela prometeu que neste ano entregará o Hospital da Mulher, em Mossoró e a primeira policlínica em Caicó. Na segurança, falou da contratação de policiais e dos investimentos na área. “Isso contribuiu para diminuir os índices de violência no Rio grande do Norte. A queda é de 30% dos homicídios, que representa 2.300 vidas”, declarou.

A candidata também falou do pagamento do piso nacional dos professores, reforma e manutenção de escolas, além do início da construção dos Institutos Estaduais de Educação – IERNs. “Isso aqui não é promessa não. É trabalho sendo feito. Temos ainda muito por fazer, mas a situação é muito melhor do que há quatro anos”, comparou.

Na área econômica, ela disse que o fortaleceu na relação com os empresários, as empresas e a geração de empregos.

Ao longo da propaganda, Fátima atrelou sua imagem à do ex-presidente Lula, candidato à Presidência. Falou ao eleitor que agora teria a oportunidade de governar ao lado do líder petista. “Junto com Lula e seu voto, o melhor vai começar”, disse ela. O programa mostrou ainda o resultado das pesquisas eleitorais que indicam a candidata como preferida com mais que o dobro do segundo colocando sempre acima dos 40%.

Mas o seu concorrente da coligação “Muda RN”, Fábio Dantas (Solidariedade), tratou de apontar problemas da gestão e começou focando nos buracos das estradas. Ele mostrou buracos e falta de sinalização em rodovias, com depoimentos de motoristas. Fábio tem o maior tempo de propaganda: 4 minutos e 57 segundos.

O discurso da primeira propaganda de Fábio foi no sentido de convencer que pretende governar para todos e com todos. “Ouvindo e dialogando com todos os setores da sociedade, sempre em busca do melhor para todo o Rio Grande do Norte. Pela minha experiência, vamos governar em contato direto com os municípios, buscando atender suas necessidades”, disse ele.

Também sugeriu que o governo atual governa para poucos e para seus correligionários. “Nosso governo não se voltará para apenas um partido, mas para todas as pessoas, seja qual for sua linha política. Não nos negaremos a buscar ajuda dos deputados estaduais e federais eleitos, dos senadores e do presidente da República”, pontuou.

A propaganda de Fábio Dantas mostrou propostas para a saúde, como a regionalização dos serviços e construção de policlínicas para evitar congestionamento dos grandes centros e unidades de saúde. O quarto candidato ao governo, Danniel Morais (PSOL), usou seus 30 segundos para destacar que pretende governar com desenvolvimento, justiça social, respeito ao meio ambiente e tolerância.

O candidato do Podemos, senador Styvenson Valentim, abdicou do tempo da propaganda tradicional, concentrando sua campanha nas redes sociais. O tempo dele foi redistribuído entre as demais candidaturas.

Outros quatro candidatos ao governo nas eleições de outubro no Rio Grande do Norte ficaram de fora da distribuição do tempo da propaganda eletrônica, vez que os seus partidos não ultrapassaram a cláusula de barreira e não elegerem nenhum deputado federal nas eleições de 2018: Bento (PRTB), Nazareno Neris (PMN), Rodrigo Vieira (DC) e Rosália Fernandes (PSTU). Somente tinham direito a partilha do tempo de mídia os partidos que contavam com bancada eleita em 2018.