4ª Edição do Caminhos Literários no Socioeducativo começa nesta quinta-feira (3/7)

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) dá início, nesta quinta-feira (3/7), à 4ª edição do evento “Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo direito à cultura”. A programação, que será transmitida ao vivo pelo canal do CNJ no YouTube, reúne artistas, profissionais da cultura, representantes dos poderes Judiciário e Executivo, além de adolescentes de 84 unidades socioeducativas de todo o Brasil.

Com o tema “Adolescências em Cena”, o evento deste ano destaca o audiovisual como ferramenta de expressão cultural. A cerimônia de abertura acontece às 10h, seguida pela conferência “Do livro ao beat, da tela à rua: como contamos nossa história”, com a participação do rapper e escritor Rashid, do dramaturgo Adalberto Neto, da atriz Cássia Valle, da cineasta Lia Letícia e da pesquisadora Renata Melo. A mediação será conduzida pela juíza-ouvidora do STF, Flávia Martins.

No período da tarde, a partir das 14h, duas mesas de debate completam a programação inicial. A primeira abordará políticas de cultura no contexto socioeducativo, com representantes do Ministério da Cultura e do Ministério dos Direitos Humanos. Já a segunda mesa discutirá experiências audiovisuais realizadas nas unidades socioeducativas, em parceria com o Canal Curta, a Companhia das Letras e o Projeto Municine.

De acordo com Luís Lanfredi, coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (DMF/CNJ), o evento é uma oportunidade ímpar para os jovens. “A cultura é uma ferramenta poderosa para transformar vidas. O Caminhos Literários tem se consolidado como um espaço para que esses adolescentes desenvolvam novas formas de expressão artística e construam novas trajetórias no futuro”, afirmou.

O evento segue até o dia 9 de julho com uma ampla programação. Na sexta-feira (4/7), mais de 70 unidades socioeducativas de 25 estados promoverão atividades culturais como idas ao teatro, cinema e workshops de fotografia e música. Nos dias 8 e 9, rodas de conversa e mostras culturais serão realizadas exclusivamente para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

Outro destaque desta edição é a participação ativa dos jovens na cobertura jornalística do evento. Pela primeira vez, adolescentes das unidades foram capacitados em oficinas de jornalismo e produção de conteúdo, promovendo um envolvimento mais profundo na iniciativa.

Desde sua criação em 2022, o Caminhos Literários já impactou mais de 3,2 mil participantes certificados e registrou mais de 9 mil visualizações em suas transmissões. O evento integra o programa Fazendo Justiça, uma parceria entre o CNJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).