Ex-presidente do Brasil deve prestar depoimento a Polícia Federal nesta quarta (26)

Imagem/Internet

A intimação do ex-presidente Jair Bolsonaro pela Polícia Federal para depor no inquérito sobre os atos golpistas do dia 8 de janeiro é um importante passo para a investigação desse episódio lamentável de desordem e violência na Praça dos Três Poderes.

Bolsonaro será questionado sobre a suposta ‘incitação’ aos radicais que participaram daquele evento, que resultou na destruição de patrimônio público e conflitos com as forças de segurança. É importante lembrar que não é a primeira vez que Bolsonaro é acusado de incentivar a violência e o extremismo político, algo que deve ser investigado e punido se comprovado.

A determinação do ministro Alexandre de Moraes de agendar o depoimento em até dez dias mostra a seriedade com que as autoridades estão tratando esse caso. É fundamental que as investigações avancem e que os responsáveis pelos atos de violência sejam identificados e punidos de acordo com a lei.

A democracia brasileira não pode se permitir tolerar atos golpistas e antidemocráticos. É preciso que todos os cidadãos respeitem as instituições e as leis, e que os líderes políticos ajam com responsabilidade e compromisso com o bem comum. A intimação de Bolsonaro é um passo importante nessa direção.