Mais de 300 atendimentos são realizados na primeira ação da campanha Unidos Contra a Diabetes

A campanha Unidos Contra a Diabetes, lançada em novembro do ano passado, ganhou as ruas de Natal no último domingo (29). A primeira ação de rua do projeto foi realizada na feira livre de Nova Natal, zona Norte da cidade. O projeto prevê assistência, prevenção e medidas educativas para a população de toda cidade.

Mais de 300 atendimentos foram realizados da maneira gratuita. “Superou qualquer expectativa nossa. Realizamos testes de glicemia, pressão arterial, entre outros. Uma equipe de profissionais de saúde voluntária orientou a população presente e realizou os atendimentos e encaminhamentos para as Unidades de Saúde dos casos mais graves. A diabetes tem tratamento e, com o tratamento bem feito, a pessoa pode levar uma vida muito mais saudável”, destaca o vereador Luciano Nascimento, idealizador do projeto.

O senhor Francisco Gonçalves, de 57 anos, realizou pela primeira vez um exame de glicemia. “Eu nunca tinha feito, pois nos postos é mais burocrático. Aqui foi rápido e fácil. Estou um pouco acima da taxa ideal, mas recebi as orientações para cuidar mais da minha saúde”, comemorou o comerciante da zona Norte de Natal.

De acordo com dados da SBD, cerca de 50% das pessoas não sabem que têm diabetes. “Agradecemos ao vereador Luciano por essa iniciativa, pois precisamos de todas as ações que possam levar informação para a nossa população. Com diagnóstico e cuidados básicos, o paciente pode conviver com a doença e ter muito mais qualidade de vida. A Sociedade Brasileira de Diabetes caminhará ao lado dessa campanha para combater a diabetes na nossa cidade e acreditamos em um grande sucesso da ação”, destacou Dr. Tadeu Alencar, presidente da regional do Rio Grande do Norte, durante o lançamento da campanha, que aconteceu na Câmara Municipal de Natal.

Projeto vai rodar toda cidade

A campanha Unidos Contra a Diabetes vai rodar todas as regiões da cidade. O objetivo é atingir principalmente a população mais carente do município. “Infelizmente a falta de informação e cuidados básicos acaba levando a morte de muitos natalenses. A população mais humilde sobre pelo fato de não termos uma assistência adequada. Acreditamos que essas ações educativas serão determinantes para mudar o panorama da diabetes na nossa capital”, explica Luciano Nascimento.

Informações para imprensa:
(84) 99424-3325
Diego Dantas