Lula e Maduro devem se reencontrar na Argentina

Foto: Ricardo Stuckert.

Lula e Nicolás Maduro deverão se se reencontrar no final do mês na Argentina, onde ocorrerá a cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos). O presidente do Brasil e o ditador da Venezuela confirmaram presença no evento, que está marcado para 24 de janeiro, em Buenos Aires. Aliado do petista, Maduro não veio à posse de Lula por causa de problemas burocráticos.

O novo governo defende o retorno da Venezuela ao Mercosul. O país foi suspenso do exercício de membro do bloco no final de 2016 e, em agosto do ano seguinte, teve os direitos políticos suspensos por ruptura da ordem democrática.

Recentemente, Lula reabriu a embaixada de Maduro em Brasília. A retomada das relações entre os dois países já havia sido anunciada pelo chanceler Mauro Vieira. Além disso, próximos dias, o petista enviará uma missão diplomática para a Venezuela. O objetivo é dar início ao processo de reabertura da Embaixada do Brasil em Caracas e no resto do país.

Ainda em meio à reaproximação entre os dois países, na semana passada, como mostramos, Maduro disse ter conversado com Lula sobre formar um “bloco político” aliado à Rússia e à China.

Por O Antagonista.