Governo do DF detalha esquema de segurança para posse de Lula

Reprodução

A Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) divulgou em coletiva , nesta quinta-feira (29), o esquema de segurança para a posse presidencial.

Apenas 30 mil pessoas poderão ficar na área da Praça dos Três Poderes. Quem quiser acompanhar a posse daquele local deverão chegar até às 12h30.

“Aquelas pessoas que queiram ingressar na Praça dos Três Poderes para acompanhar a subida na rampa deverão fazer até 12h30 porque, a partir daí, vamos encerrar o acesso. Será limitado a 30 mil pessoas. É o que a Praça dos Três Poderes comporta de maneira segura”, informou o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Júlio Danilo.

Por questões de segurança, o acesso de pedestres à Esplanada dos Ministérios ocorrerá apenas pela Via N1. A equipe de transição de Lula, coordenada pela futura primeira-dama, Janja, programa uma extensa agenda de shows para o dia 1º. A expectativa é de que a Esplanada receba até 300 mil pessoas.

O secretário de Segurança Pública disse que haverá pontos de revista na Esplanada, orientou a população a chegar mais cedo e a não levar materiais armas de fogo, armas brancas e outros materiais, como mastros de bandeira, estilete e álcool.

Júlio Danilo disse que mais de 50 reuniões foram realizadas para garantir a segurança das autoridades, da população e do patrimônio durante a posse.

“Toda a questão da concentração de pessoas nesses atos demanda planejamento muito bem feito relacionado à questão de segurança. Envolve, além das forças de segurança do DF, forças federais, como a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, Polícias do Senado, da Câmara, Polícia Judicial do STF, GSI e Exército. Ou seja, é uma estrutura complexa”, afirmou.

O superintendente da Polícia Federal no DF, delegado Marlon Cajado, informou que há previsão da presença de 56 caravanas de outros países durante a posse. “Na PF, há 1 mil policiais nessa operação, há dois meses. Reforçamos segurança no aeroporto, nos hotéis e para o deslocamento das autoridades. E existe a outra frente que é a própria segurança do presidente eleito”, disse.

O comandante-geral da Polícia Militar do DF (PMDF), coronel Fábio Augusto, afirmou que a corporação está “empregando grande efetivo” tanto na Esplanada quanto em demais setores da cidade. “Viemos para tranquilizar a população. Estaremos empregando todo o efetivo da PM disponível operacionalmente para garantir que as posses ocorram com tranquilidade. A população pode comparecer à posse, será uma grande festa. Estaremos lá”, disse.

O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Gustavo Rocha, afirmou que o governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou que haja atuação integrada para garantir a estrutura necessária para a posse. Os apoiadores de Lula que vierem para Brasília e que não ficarão em hotéis terão à disposição a área do Pavilhão do Parque, Estádio Mané Garrincha, Granja do Torto e escolas do Plano Piloto que tenham banheiro.

“A Secretaria de Saúde disponibilizará equipes de saúde e a Secretaria de Mobilidade atuou par fortalecer as linhas de transporte para a posse. É empenho conjunto do GDF, por determinação do governador Ibaneis Rocha, para que as posses ocorram da melhor maneira possível”, disse Gustavo Rocha.

Polícia Civil

O delegado-geral da Polícia Civil do DF (PCDF), Robson Cândido, informou que todas as delegacias estarão funcionando no dia 1º de janeiro.

O efetivo da corporação será reforçado, segundo o delegado-geral. “Teremos mais 300 policiais extraordinários ajudando na força de segurança pública. Nossas aeronaves estarão à disposição da Secretaria de Segurança Pública para que possamos realizar o trabalho, de forma que não tenhamos nenhum tipo de problema nas posses”, disse.

Metrópoles