Cerca de 2 mil empresas de turismo foram mapeadas em levantamento

O Mapeamento Turístico de Natal levantou dados sobre cerca de 2 mil empreendimentos do setor, desde seu início, em agosto. De acordo com a equipe técnica do Sebrae, espera-se que cerca de 2.500 empresas sejam mapeadas até o final da coleta, em dezembro. O trabalho tem a intenção de entender o funcionamento do turismo na capital potiguar e, a partir da definição do perfil, desenvolver uma marca para atrair mais turistas e fortalecer o segmento através de ações direcionadas. O levantamento é realizado pela Smart Pesquisa e Comunicação.

O analista técnico, Yves  Guerra, explica que o foco do projeto é o desenvolvimento de estratégias  de posicionamento adequadas para a localidade, levando em consideração a dinâmica urbana da cidade, bem como as perspectivas de marketing, turismo e políticas públicas. Este é um projeto pensado em parceria entre o Sebrae e a Prefeitura de Natal, com a intenção de fomentar o setor turístico através de ações direcionadas, além de gerar dados sobre a movimentação econômica do setor no Estado.
“Todo mundo fala da importância do turismo para a cidade, que é uma atividade econômica das mais importantes, só que não tem dados concretos sobre isso”, comenta Yves. Segundo o analista, o mapeamento também mostrará a representação do turismo na economia. “A gente vai poder mensurar isso e projetar ações do Sebrae com relação a capacitação, consultorias”, finaliza.
 A partir dos dados coletados, será possível mensurar a representatividade do turismo na economia de Natal. A intenção é estruturar um inventário, contendo informações estratégicas para o segmento e assim criar  políticas públicas e ações que fortaleçam uma das principais bases econômicas da cidade. Também será possível entender se as empresas trabalham com questões como inovação e sustentabilidade.
Ao todo, estão sendo mapeados 18 bairros pré-estabelecidos pela Prefeitura de Natal, de regiões já com turismo estabelecido. Entre eles foram mapeados os bairros de Capim Macio, Ponta Negra, Petrópolis, entre outros, além dos tradicionais bairro do centro da cidade, como Alecrim, Cidade Alta e o histórico bairro da Ribeira.
Os dados possibilitarão, entre outras ações, a visualização dos corredores turísticos que se formam em Natal, como por exemplo, os corredores gastronômicos, onde se localizam os bistrôs, as comidas do nordeste ou hamburguerias. Além de gerar estatísticas de emprego e faturamento dos negócios.
De acordo com o analista da área de pesquisa, Paulo Bezerra, é importante diferenciar o mapeamento de um censo. Neste mapeamento, são contabilizados o número de empreendimentos formais em cada ramo que compreende o turismo. “Um censo é uma contagem de todos os equipamentos turísticos de Natal, aí vai envolver tanto formal, quando informal. Estamos focando somente nos negócios formais. Aí já tira o conceito de censo”, explica.
O superintendente o Sebrae, Zeca Melo, afirma que a partir dos dados a prefeitura poderá pensar em melhorias. “A prefeitura vai entender quais são os anseios dessas pessoas, os pleitos que eles têm em relação à segurança, de políticas públicas, pavimentação, de coleta de lixo. Pode nortear a prefeitura a respeito disso”, comenta. “Vai dar suporte para a gente estabelecer políticas públicas”, complementa.
Para o Sebrae, os dados são importantes para entender o tipo das empresas sediadas em Natal e assim  ajuda-los no trabalho de consultoria que desenvolvem.  “São dados preciosos que vão dar subsídio ao trabalho de consultoria, de apoio, de suporte que a gente faz as empresas do setor. Com esse mapeamento a gente vai ter números que a gente imagina, que são números esperados com ansiedade pelo setor turístico”, comenta.

O superintende se mostra satisfeito com o andamento do trabalho.“A gente está muito satisfeito com a receptividade de maneira geral e eu acho que vai ter dados muito significativos que vai possibilitar com que a gente estabeleça trabalhos importantes, tanto a prefeitura, quanto o Sebrae”, afirma

Destino Natal
 
O outro projeto que está relacionado com o mapeamento é o Destino Natal, que vista estabelecer uma identidade para o turismo da capital potiguar. Essa identidade representa o conceito de Place Branding, que consiste na  definição da marca de um território, destino, região ou cidade. De acordo com o Sebrae, esse é o processo de definição e estruturação de estratégias de comunicação, imagem e posicionamento para um mercado-alvo.
Esta acabou de passar pela apresentação do conceito visual e verbal, na ultima terça-feira (8). A próxima etapa consiste na validação das estratégias mercadológicas e do destino, chamado de Plano de Ação, no dia 22. A data para lançamento oficial da marca ainda será estabelecida em conjunto com a Setur, após a apresentação dos dados do mapeamento.
Na iniciativa, passam por entrevistas empresas de meios de hospedagem (hotéis, pousadas, motéis e SPA), bares, restaurantes, casas de shows, lojas de artesanato, cinemas, teatros, entre outros. No ramo de hotéis, por exemplo, a intenção é contabilizar o número de leitos da hotelaria.
Sindicato espera trabalhar com dados
O presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Habib Chalita, explica que depois do mapeamento, as empresas, mais especificamente no setor de hotéis, poderão projetar os trabalhos de acordo com a tendência de mercado. “A partir do momento que você faz um levantamento detalhado como esse que está sendo feito, a oportunidade de direcionar e obter uma resposta precisa dos setores que estão sendo envolvidos”, diz.
De acordo com ele, os dados importantes, justamente, para direcionar o setor. “Essa informação do mapeamento estreita, afunila, as informações relacionadas ao cliente e ao fornecedor. Por isso que é tão importante nós termos esse mapeamento direcionado para o setor de alimentação e para o setor de hospedagem”, comenta.
A intenção é colocar em prática ações acordadas com o levantamento já a partir do início do próximo ano, para que os resultados cheguem na alta estação do turismo potiguar. “A partir de então a gente vai dizer ‘nós temos essa possibilidade de projeção’. Nós trabalhamos em cima dessas informações para projetar um crescimento”, afirma. Já no início do próximo começa a preparação do setor, diz o presidente.
Esta ideia é repercutida por Paulo Bezerra. “A pesquisa também vai apontar oportunidades de negócios para quem quer investir no futuro”, afirma. De acordo com ele, o mapeamento também procurou identificar lacunas nos negócios dentro dessa área. “O que falta de atratividade na cidade de Natal? A gente vai ter essas informações a partir do ponto de vista do próprio empresário”, comenta. “Apresentar oportunidades. O que seria interessante para Areia Preta, Ponta Negra”, completa.
“A gente tem com a Prefeitura de Natal uma relação muito estreita, muito próxima. Próxima em trabalhos específicos”, diz Zeca Melo. De acordo com ele, a prefeitura e o Sebrae já desenvolvem uma longa parceria. A loja do Empreendedor, na Zona Norte, Loja Natal Original, trabalhos de bioprevenção durante a pandemia foram usados como exemplo.
Magnus Nascimento
Zeca Melo, superintendente do Sebrae, afirma que Prefeitura poderá usar dados. “Pode nortear a Prefeitura a respeito disso”, diz

Zeca Melo, superintendente do Sebrae, afirma que Prefeitura poderá usar dados. “Pode nortear a Prefeitura a respeito disso”, diz

Após o término do trabalho, o Sebrae disponibilizará um relatório a ser entregue para a prefeitura. “Um relatório om informações preciosas que a gente espera que a prefeitura. A área de planejamento vai ficar com esses dados, a secretaria de turismo também e a gente vai trabalhar para que essas informações sejam incorporadas”, finaliza.
Mapa do Turismo em Natal
Bairros mapeados:
Areia Preta;
Ponta Negra;
Capim Macio;
Candelária;
Petrópolis;
Tirol;
Mãe Luiza;
Praia do Meio;
Praia dos Artistas;
Praia do Forte;
Via Costeira;
Ribeira;
Cidade Alta;
Redinha;
Lagoa Nova;
Rocas;
Santos Reis;
Alecrim.
Tamanho da equipe em campo
10 a15 pesquisadores

Tipo de pergunta feita

Número de empregados;
Faturamento bruto;
Tributo Estadual e Municipal;
Número de leitos e UH’s;
Ações de sustentabilidade, inovação;
Quais as principais dificuldades encontradas na condução das atividades?
Demandas necessárias através das quais o SEBRAE RN poderá contribuir para o desenvolvimento de sua empresa.