Em dia D, famílias de Natal buscam unidades para atualizar vacinação

Além dos imunizantes alvo do dia D, a Secretaria Municipal de Saúde também disponibilizou, pelo programa “Vacinando com Natal” as vacinas da primeira infância e fase adulta para a população: Covid-19, Febre Amarela, Pólio, Tríplice Viral, Varicela, Influenza, Meningite e HPV. “O Vacinando com Natal é mais uma oportunidade de atualização do esquema vacinal da nossa população”, comentou o secretário municipal de saúde, George Antunes.
Foi a oportunidade que a administradora Roberta Magna, 35, e o marido Adriano Ferreira, 50, esperavam. Eles aproveitaram o sábado sem compromissos de trabalho para vacinar a filha, mas também para se vacinarem com os imunizantes que ainda não constavam em suas respectivas carteiras de vacinação. “Precisamo estar com a saúde em dia, por isso é importante trazer os filhos, a família, para se vacinar.  É responsabilidade dos pais e também um auto cuidado e o fato de ser num sábado facilita porque a gente consegue se organizar melhor”, disse ela.
Na ocasião, ela e Adriano também se vacinaram. “Eu tomei a vacina contra o tétano, aproveitando a oportunidade para toda a família ficar imunizada com todas as vacinas em dia”, declarou.
Na Unidade de Saúde São João, no Tirol, onde eles se vacinaram, a expectativa era de aplicar cerca de 300 doses das mais variadas vacinas somente no sábado. A Secretaria fez o chamamento para a imunização contra o HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) para meninos e meninas entre 9 e 14 anos. Esse imunizante foi inserido no calendário vacinal do país em 2014 e é a melhor forma de prevenir contra doenças causadas pelo papiloma vírus, como verrugas genitais, lesões pré-cancerosas e cânceres do colo do útero e genitais. Ela protege contra quatro tipos do vírus: o HPV-16 e o HPV-18, ambos de alto risco; e o HPV-6 e o HPV-11, de baixo risco. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o HPV-16 e o HPV-18 são responsáveis por causar pelo menos 70% dos casos de câncer de colo do útero.
Quando a criança ou adolescente é imunizado nessa faixa etária (meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos) eles diminuem em até 70% o risco do câncer do colo do útero, como também as verrugas no aparelho genital, tanto feminino, como masculino. O HPV é uma das infecções sexualmente transmissíveis (IST) mais comuns e geralmente é transmitida pela relação sexual ou contato sexual com uma pessoa com o vírus. A doença pode ser transmitida, inclusive, quando há uso de preservativos.
O vírus sobrevive por muito tempo nas superfícies dos objetos e, dessa forma, também pode ser transmitido através de objetos ou materiais usados por pessoas infectadas.
Para evitar esse problema com o filho, a doméstica Maria Ivonete, 48, não perdeu a chance de poder vacinar o filho João Arthur, 10, em um sábado e ainda levou o filho de uma amiga que não pôde ir. “Quando a gente vacina evita doenças e problemas futuros. Eu cuido de duas idosas e não tenho como trazer ele na semana, por isso achei ótimo ser num sábado. Também trouxe o filho da minha amiga que hoje está trabalhando”, explicou.
A agulha não assustou os garotos. “Dá uma picadinha mas não faz medo não. Todas as crianças precisam vim e não precisa ter medo. É importante pra prevenir a gente de muitas doenças”, enfatizou João Arthur.
As crianças podem receber a vacina, acompanhado dos pais ou responsáveis, em qualquer unidade básica de saúde ou pontos extras da capital. A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. As meningites virais e bacterianas são as de maior importância para a saúde pública, considerando a magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos. O tipo C é o mais freqüente no Brasil entre as meningites bacterianas.
A vacina contra a meningite C é para crianças a partir de 03 meses e a ACWY (Conjugada), que protege contra a doença meningocócica causada pelos sorogrupos A, C, W e Y é para crianças entre 11 e 14 anos. Essas e as outras vacinas também seguem disponíveis nas unidades de saúde, inclusive nos pontos extras do Via Direta, Midway, Partage Norte Shopping e Nélio Dias. O cidadão pode consultar as informações pela página vacina.natal.rn.gov.br.