O tratamento da dor deve seguir uma abordagem biopsicossocial, defende simpósio inédito neste fim de semana em Natal (RN)

O I Simpósio Multidisciplinar: “A Dor em Evidência” foi aberto nesta sexta-feira (7) na Associação Médica do Rio Grande do Norte (RN). O evento marca o início das comemorações do aniversário de 20 anos do Centro Vitta, clínica multidisciplinar especializada no tratamento da dor dirigida pelos fisioterapeutas Kelly Gama e Jorge Ivan, em Natal (RN).

O encontro conta com grandes nomes da área, como os fisioterapeutas Ney Meziat e Márcio Quirino. Entre os assuntos discutidos durante o simpósio estão doenças que provocam dores, impactos externos para inflamação do corpo, como alimentação e atividades físicas, além de métodos para o tratamento das dores.

“A dor engloba vários fatores e hoje nós usamos um modelo biopsicossocial. Temos que colocar o paciente no centro do tratamento, levando em conta o contexto que ele vive naquele momento, em todos os aspectos”, explicou Kelly Gama, coordenadora científica do evento, que destaca a importância da multidisciplinaridade para tratar a dor.

Durante a abertura, os integrantes da mesa abordaram a importância do simpósio para o saber científico. Jorge Ivan se emocionou com a realização do evento e o aniversário da clínica, que já atendeu mais de 10 mil pacientes. Além dele, a mesa foi composta ainda por Kelly Gama; Francisca Rêgo, representante do CREFITO; Jonilson Júnior, presidente do SINFITO-RN; Levi Jales, presidente do SONRED; e Larissa Souza, diretora de Relações Públicas da Sociedade se Reumatologia do RN.

Pela manhã, o tema central foi a fibromialgia, com discussões de assuntos que englobam as características da doença, os tipos de tratamentos e fatores externos que causam inflamações, como alimentação, fatores emocionais, físicos e insônia. Já durante a tarde, a programação contou com palestras sobre a dor lombar, dores em atletas, atividades físicas, além da gravação de um podcast sobre empreendedorismo e saúde.

Abordagem multidisciplinar