Presidente do TSE diz que Justiça Eleitoral ampliou teste de integridade

Foto: Reprodução

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, afirmou neste domingo que a Justiça Eleitoral ampliou o teste de integridade do sistema eleitoral brasileiro, o qual comprova que o programa das urnas eletrônicas retrata o que o eleitor digita na hora de votar. Segundo ele, a Justiça eleitoral reafirma a transparência, a segurança e a auditabilidade das urnas.

As declarações foram feitas numa escola na região central de Brasília, onde o ministro acompanhou o projeto-piloto desenvolvido a partir de sugestão dos militares para que o teste fosse feito também com biometria.

“A Justiça Eleitoral ampliou o teste de integridade”, disse a jornalistas, acrescentando que pela primeira vez é realizado em 641 urnas. Desse total, em 56 está sendo feito o teste com biometria. “O teste é filmado para comprovar que o colocado na urna é a vontade do eleitor, como sempre foi.”

Para Moraes, a presença de outras instituições demonstra a união em torno das eleições de 2022. “A Justiça eleitoral reafirma a transparência, a segurança e a auditabilidade das urnas.”

Ele lembrou que se chega à metade do período eleitoral sem problemas e com tranquilidade. “Qualquer que seja o resultado, o grande vencedor será a sociedade brasileira.”

O Globo