Natal aplica 2,6 mil doses de vacina contra poliomielite

Natal realizou seu Dia D de vacinação contra a Pólio, sábado (3), quando, além das Unidades Básicas de Saúde, pontos extras e equipes de vacinação também foram colocadas para atender a população no Parque Ecológico de Capim Macio. Ao todo, foram aplicadas 2.636 doses do imunizante em crianças de 1 ano a menores de 5 anos, público-alvo da campanha.
A Secretaria Municipal de Saúde pede aos que não puderam levar as crianças para vacinar no sábado, que procurem em horário convencional uma das Unidades Básicas de Saúde. As UBS funcionam de 8h às 15h, com intervalo para almoço. Para vacinar, é importante levar o cartão de vacina e documento com foto da criança.  A SMS também disponibiliza os pontos extras (ver relação e horário abaixo).
“Durante esse mês de setembro, nos pontos extras estamos disponibilizando as vacinas contra Covid-19, Influenza e Pólio dentro do projeto Vacinando com Natal. A partir de outubro a vacina contra pólio é encontrada apenas nas UBS”, esclarece o secretário de Saúde de Natal, George Antunes.
Antunes alerta que até o dia 29 de agosto a capital tinha vacinado apenas 2.791 crianças contra pólio, o que totaliza apenas 6% da meta. “Somete sábado vacinamos 2.636 crianças, porém nossa meta é atingir 100% das crianças que corresponde a um número total de 41.091 crianças entre 1 ano e menores que 5 anos. Então peço que os pais levem seus filhos para se vacinar”, comente.
A menos de uma semana para o fim da Campanha Nacional de Vacinação que tem como foco principal a prevenção da poliomielite, apenas 34,4% do público-alvo – crianças entre seis meses e 4 anos 11 meses e 29 dias de idade – foi imunizado com 3,9 milhões de doses aplicadas no Brasil. A meta do Ministério da Saúde era chegar a 95% do público-alvo de 11,5 milhões de crianças. Entretanto, mais da metade delas, 7,5 milhões, ainda não receberam a vacina da contra a paralisia infantil.
“Esse é um problema do mundo inteiro. A cobertura vacinal tem caído. Durante a pandemia essa queda foi mais acentuada em face da tragédia sanitária decorrente da pandemia da covid-19. A estratégia que nós usamos é essa: é conversar com a população brasileira e esclarecer sobre a importância das vacinas do nosso calendário de vacinação, sobretudo para as crianças”, ressaltou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, à época do lançamento da campanha em agosto.
Mesmo com o final da campanha nesta sexta-feira (9), a vacinação continua disponível nos postos do país o ano todo e deve ser procurada. O Brasil é considerado um país livre da pólio desde 1994, mas com a baixa adesão vacinal, médicos alertam para os riscos de volta da doença, especialmente após o registro de novos casos no exterior em países como os Estados Unidos e Israel.
Estatísticas
No ranking dos estados que conseguiram vacinar mais da metade da população-alvo aparecem apenas dois: Alagoas (50,8%) e Sergipe (50.5%). Na sequência vem Santa Catarina (47,6%) e Paraíba (46.6%).
Já entre os estados que menos vacinaram crianças contra a poliomielite estão Roraima (12,8%) , Acre (17%) e o Rio de Janeiro (17,1%).
Vacinas
Além da VIP (Vacina Inativada Poliomielite), outras 17 vacinas estão disponíveis para crianças e adolescentes até 15 anos atualizarem a caderneta de vacinação em todo o Brasil. As vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, disponíveis para atualização da carteirinha são: hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Também estão à disposição para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A campanha de vacinação coincide com a imunização contra a covid-19 em andamento. Segundo o Ministério, as vacinas de covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de 3 anos de idade.
Serviço:
Unidades básicas de saúde: 8h às 15h, segunda a sexta com intervalo de almoço
Pontos extras- segunda a sábado
Via Direta: 9h às 21h
Nélio Dias: 9h às 16h
Midway Mall: 10h às 17h
Partage Norte Shopping: 14h às 20h