Lei municipal assegura capacitação para mulheres do setor cultural

A Prefeitura de Natal instituiu nesta quarta-feira (31), por meio da lei nº 7.386, a Política Municipal de Capacitação para Mulheres Técnicas, Artistas e Produtoras Culturais. Além da capacitação das mulheres que atuam na área cultural, a norma tem a finalidade de contribuir para a construção da igualdade de gênero e inserção das mulheres no mercado de trabalho, considerando aspectos como a qualidade, inclusão social e independência econômica.

A nova política, conforme aponta a lei nº 7.386, visa fornecer assistência, prioritariamente, às profissionais da cultura que estejam em situação de vulnerabilidade econômica, sejam chefes de família ou tenham sofrido quaisquer tipos de violência contra a mulher. Pela lei, as mulheres terão acesso a cursos, oficinas, seminários, workshops e outras formas de capacitação visando contemplar os aspectos técnicos, organizacionais e gerenciais da atuação profissional no campo cultural.

Ainda, segundo a nova norma, as atividades vão contemplar temas em torno do desenvolvimento e qualificação técnica, formalização da atividade profissional, empreendedorismo, gestão pública e privada, finanças, gênero e direitos humanos e trabalhistas. As metas da Política Municipal de Capacitação para Mulheres Técnicas, Artistas e Produtoras Culturais, por sua vez, terá metas estabelecidas de acordo com os dados do último censo oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre mulheres.
A Lei sancionada nesta quarta-feira tem como base o Projeto de Lei nº 408/2021, aprovado em agosto deste ano. O PL foi proposto pela vereadora Brisa Bracchi (PT) e teve a participação de mulheres que atuam no setor cultural e que apontaram suas demandas. As informações sobre a nova política estão dispostas e podem ser conferidas no Diário Oficial do Município.