Feira de livros e HQs põe foco na literatura potiguar no Parque das Dunas

Quatro dias para falar sobre literatura e arte sequencial com quem lê, escreve, produz e, acima de tudo, se diverte com isso. A 11ª Feira de Livros e Quadrinhos de Natal vai ocupar o Parque das Dunas desta quarta-feira (31) até domingo (04), das 8 às 17h, com uma vasta programação cultural. Serão mais de 100 horas de atividades gratuitas, entre palestras, bate-papos com autores e artistas, lançamento de livros, debates, cordel, oficinas, sessões de autógrafos, apresentações musicais, artísticas, concurso de cosplay, além de variado material exposto para venda.
A FLiQ de 2022 terá foco na literatura potiguar. Vai contar com oficinas de quadrinhos, oficina de cultura indígena, ateliê de elementos da cultura nordestina, além de contação de histórias, e um bate-papo sobre genealogia e literatura. Participarão do evento as editoras Artbooks, Fundação José Augusto, Editora CJA/TrairY, Escribas, Livraria Câmara Cascudo, Guarderia Souvenirs Literários, Livraria Lcultural, Comics and Book Shop, Editora B3S, Paulus, Cia das Letras, Editora Aleph, Cantrip, Cuscuz HQ e Bakamoon Geek Store.
A abertura na quarta terá foco na literatura potiguar, abrindo o evento às 15h, com a apresentação do poeta Antônio Francisco e da Orquestra D’Amore, do projeto Tocando a Vida. O escritor, ilustrador, palhaço e curador Luciano Pontes também é atração confirmada na sexta-feira, (01/09), às 09:30h. Ele vai bater um papo sobre como o real e realismo nos contos infantis buscam na poesia formas de existir na imaginação.
Dentre os destaques, a feira contará com a participação do  cantor, escritor, jornalista e influencer potiguar Pedro Rhuas, que emplacou em 2020 o romance “Enquanto eu não te encontro”, de temática LGBT+, um dos livros mais vendidos daquele ano. Haverá também um bate papo com a ilustradora e quadrinista potiguar Ilustralu, com o renomado quadrinista Jefferson Costa. Ilustralu é autora da premiada HQ “Arlindo”, vencedora de melhor quadrinho na CCXP Awards de 2022.
O evento terá ainda apresentação do poeta Thiago Monteiro, membro da Academia de Cordel do Vale da Paraíba, e ainda com apresentações da trupe de circo Os Ladrões de Sorrisos, apresentação de histórias cantadas, gibiteca, entre vários outros. As atividades da feira serão realizadas durante todo o dia, envolvendo um público diverso e dinâmico.
O jornalista Osni Damásio, coordenador do evento, ressalta que há 11 anos a FliQ cumpre sua missão de valorizar a cultura e a literatura potiguar. “Este ano não medimos esforços para realizarmos uma Feira bastante atraente para o público, com uma rica e diversificada programação cultural, valorizando os artistas locais e estimulando a cultura no nosso estado”, afirmou. Ele ressalta que a FliQ é atualmente um dos maiores eventos de quadrinhos do Nordeste.
RN Literário 
Entre os 20 expositores de todos os tamanhos que estarão na FliQ 2022, as editoras Escribas e CJA resolveram mostrar que a união faz a força para atrair os leitores. As duas realizaram ações conjuntas, como a feira “Livros no Parque”, em março passado. Depois, dividiram os custos para participarem juntos da Feira do Livro de Mossoró, em maio passado. E  com a aproximação da FLIQ,  visitaram mais de 100 escolas estaduais.
A ampliação da parceria se refere à intenção dos dois editores constituírem um selo conjunto em 2023, o “Letras Potiguares”. A Escribas chegou a anunciar que iria paralisar suas atividades ao final de 2022. Ao ser questionado se mudou de ideia, o editor  Carlos Fialho respondeu: “Ainda não. Ter uma boa FliQ, com grandes vendas, será essencial para que a gente possa repensar ou não, com mais calma. Meu foco agora está em fazer um grande evento para poder pagar algumas, na verdade muitas, pendências”, declarou.
Os editores ressaltaram ainda a importância do programa “RN Literário”, um convênio com o Governo do Estado que garante aquisição de livros para escolas públicas. O recurso é de R$ 500 mil. Autores, editoras, gráficas e livrarias se beneficiam desta ação, e a Secretaria Estadual de Educação também criou uma regra para proteger o mercado local, sobretudo o independente: as escolas têm que comprar no mínimo 40% de livros potiguares.
Serviço:
O que: 11ª Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FliQ)
Quando: De 31/08 a 04/09, das 8h às 17h
Onde: Parque das Dunas