Como controlar a ansiedade em relação às provas do Enem

A aproximação das provas do Enem deixam milhões de brasilei4os interessado em ingressar na universidade com os nervos à flor da pele. O exame está marcado para os dias 13 e 20 de novembro.

Faltando poucos meses para a realização das provas, a ansiedade começa a bater na porta daqueles que farão a prova e controla-la é fundamental para garantir bom desempenho

De acordo com a psicóloga Juliana Alves, do Complexo Educacional Contemporâneo, as preocupações mais comuns entre os estudantes estão relacionadas ao tema da redação, o volume de conteúdo que ainda está pendente e a quantidade de questões versus o tempo de prova.

A depender da intensidade e da frequência com a qual a ansiedade se manifesta, ele ou ela pode ter dificuldade de concentração, insônia e até mudanças no comportamento, afetando a consolidação do aprendizado e a disposição para a rotina de aulas no dia seguinte”, explica a psicóloga.

A ansiedade é  uma resposta natural do corpo,  porém,  quando é excessiva, podem a atrapalhar o desempenho escolar e a vida particular daqueles que sofrem com o distúrbio. A psicóloga conta que a observação e o acolhimento dos pais são fundamentais nesse processo.

“O apoio dos pais e da família ajuda muito no entendimento de que o sucesso ou o fracasso dos estudantes não depende exclusivamente do Enem. Além disso, o estabelecimento de uma rotina de estudos que não sacrifique momentos de lazer e a prática de exercícios físicos também ajudam os alunos a se manterem emocionalmente equilibrados”, explica.