Casos de sarampo aumentam mais de 75% no mundo em 2022, declara OMS

Os casos de sarampo em todo o mundo aumentaram em 79% esse ano quando comparado com o anterior. Foram mais de 17 mil casos em janeiro e fevereiro de 2022, contra 9.665 casos no mesmo período de 2021. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta o aumento de ocorrências por causa da queda da vacinação contra o sarampo, principalmente em crianças abaixo de um ano.

A pandemia do covid-19 impossibilitou as campanhas de vacinação do sarampo e de outras doenças já erradicadas. O que provocou uma queda significativa nos números de aplicações e de crianças protegidas.

A OMS e a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a infância) produziram um documento que alertam que os países podem estar diante de situações que favorecem o surgimento de surtos graves da doença. Ela pode ser evitada com a vacinação básica oferecida nos postos públicos de saúde. As organizações detectaram também um sinal preocupante para aumentos de riscos e casos de disseminação de outras doenças infecciosas controladas por vacinação. “O risco de grandes surtos aumentou à medida que as comunidades relaxam as práticas de distanciamento social e outras medidas preventivas para a Covid-19 implementadas durante o auge da pandemia”, informa o comunicado da OMS.

Outro possível motivo para a propagação das doenças são os deslocamentos da populações decorrentes de conflitos externos, o que gera a interrupção na rotina de imunização e serviços de vacinação básicas e do covid-19.