Documentário “Belo Monte: Usina de Problemas”

TV Cultura exibe neste sábado (1º), às 23h, o documentário inédito “Belo Monte: Usina de Problemas”. Produzido pelo jornalismo da emissora, dirigido por Leão Serva, a atração traz à luz os conflitos causados pela obra da quarta maior hidrelétrica do mundo, que ameaça o futuro da Amazônia.

Ao longo do documentário, a TV Cultura conversa com lideranças indígenasambientalistaspesquisadores e com a população impactada, para colocar em pauta as problemáticas que a usina traz hoje.

A obra consumiu R$ 40 bilhões, mas seu custo para o país é incalculável, segundo o Ministério Público Federal. Entre os danos, ribeirinhos desalojados, populações indígenas sem sustento de suas tradições e a Amazônia com a perda de espécies endêmicas.

Com sua primeira turbina inaugurada há cinco anos, a usina de Belo Monte, localizada na Bacia do Rio Xingu, foi projetada para ser a terceira maior hidrelétrica do mundo e gerar energia para 60 milhões de brasileiros. Hoje, por conta do regime de cheias e secas do Rio Xingu, produz menos da metade do previsto e gera polêmicas entre os ambientalistas.