2 em 1: prédio do antigo Hospital Municipal de Natal abriga maternidade e urgência ortopédica

O prédio do antigo Hospital Municipal de Natal, localizado na Rua Coronel Joaquim Manoel, em Petrópolis, atualmente está funcionando em dose dupla: uma parte abriga a nova Maternidade Dr. Araken Irerê Pinto, e outra a urgência ortopédica do município. A informação foi dada por funcionários da administração da maternidade, que preferiram não se identificar.

A assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS Natal) confirmou a informação. No entanto, explicou que os serviços são oferecidos de forma totalmente separada. “A urgência ortopédica continua funcionando na entrada lateral, em um anexo, totalmente independente da maternidade”, informou.

Urgência ortopédica do Hospital Municipal de Natal, em petrópolis – Foto: Julia Galvão/NOVO Notícias

Ainda de acordo com a assessoria, tanto a maternidade quanto a urgência possuem administrações distintas. “É outra equipe independente. Outra entrada de acesso, tudo diferente”, disse.

“Se tirar essa urgência daqui a confusão é grande, porque o fluxo de pacientes é muito grande. O Walfredo só atende os casos mais graves. Aí é complicado”, informou um dos funcionários da Araken.

Um mês de mudanças

Há exatamente um mês, os serviços do Hospital Municipal de Natal foram transferidos para o Hospital dos Pescadores, nas Rocas. No prédio esvaziado, foi realocada a Maternidade Dr Araken Irerê Pinto.

Atualmente a unidade conta com 600 profissionais trabalhando diariamente, entre eles funcionários da antiga Araken Pinto, que foram realocados, e servidores do antigo Hospital Municipal – alguns deles não aceitaram a mudança e pediram para sair.

Em março deste ano, quando a informação do fechamento e transferência dos serviços do HMN ainda circulava internamente entre os profissionais da saúde, a categoria realizou um ‘abraçaço’ no prédio.

À época, a SMS Natal desmentiu a informação.