Flamengo e Corinthians iniciam luta por vaga na semifinal

Duas grandes torcidas estarão frente à frente para dois jogos decisivos. Flamengo e Corinthians se enfrentam nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo. A vaga na semifinal da Copa Libertadores da América será decidida uma semana depois, dia 9, no Maracanã. Quem avançar pega Vélez Sarsfield ou Talleres por um lugar na final do dia 29 de outubro, em Guayaquil, no Equador.

Um Rubro-Negro sem surpresas é o que deve ser visto hoje. Depois de poupar todos os titulares na vitória por 4 a 1 sobre o Atlético-GO, sábado, pelo Brasileirão, Dorival Júnior treinou na manhã desta segunda-feira, no Ninho do Urubu, a mesma formação que venceu o Tolima por 7 a 1, o Atlético-MG por 2 a 0, e ficou no 0 a 0 com o Athletico-PR.
Vidal, que começou uma partida pela primeira vez com a camisa rubro-negra, diante do Dragão e fez um gol no sábado ainda terá que esperar por sua chance no banco de reservas. A decisão de Dorival a respeito do chileno era a única dúvida do time carioca.
Corinthians
O técnico do Corinthians, Vítor Pereira mandou a campo no último fim de semana um time praticamente reserva do Corinthians para cima do Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro. Eis que surgiram potenciais titulares para o jogo de terça, contra o Flamengo, pelas quartas de final da Libertadores. E para além desse mata-mata.
Destacaram-se Gustavo Mosquito, Balbuena, Bruno Méndez e Fausto Vera. Esse último, por ter menos de uma semana de casa, é quem teria menos chances de realmente se confirmar titular já pra terça-feira.
Começando pelo ataque: ninguém duvida que Willian é mais jogador/craque do que Gustavo Mosquito. As carreiras dos dois não deixam mentir. Mas é fato que Mosquito hoje é mais decisivo para o Corinthians do que o camisa 10.
São oito participações em gols em 1357 minutos de Mosquito versus cinco participações em gols em 2187 minutos de Willian na temporada. Praticamente o dobro de bolas na rede em praticamente metade de tempo jogado.
Não é de se estranhar que, pela força e experiência do adversário, VP siga apostando em Willian, um dos naturais líderes do time e que tem hoje sua utilidade principal pra além dos números secos, abrindo espaços para os colegas ao atrair marcadores (quase sempre assim, no plural).
Atrás, Balbuena e Bruno Mendez se mostraram, nos jogos contra Atlético-MG e Botafogo, muito acima do que nos acostumamos como dupla de zaga de 2018 pra cá. Seria o caso de já apostar, apenas num terceiro jogo deles juntos, como a defesa ideal para um duelo como esse contra o Flamengo? Gil faz uma boa temporada, vale destacar.
E por fim a menção a Fausto Vera, reforço que caiu como uma luva: um meio campista que cria. Vem de trás pra somar nos ataques, com fome de quem marca adversários e gols. Mostrou mais bola em sua estreia como titular do que Maycon tem conseguido entregar desde que voltou da lesão.
Quarta-feira (3)
O Atlético-MG busca inspiração nos 45 minutos finais da derrota de 3 a 0 para o Internacional, no final de semana, em Porto Alegre, a fim de encontrar um caminho que leve o time à classificação na disputa pela vaga às semifinais da Libertadores com o favorito Palmeiras.
Para o lateral Mariano, o time evoluiu na volta do intervalo, conseguiu pressionar o time gaúcho, mas pagou o preço de uma etapa inicial abaixo do esperado. “No segundo tempo melhoramos em relação ao que vínhamos fazendo nas outras partidas. Mais jogadores na área, chutamos mais, criamos oportunidades. Tivemos bolas na trave e o goleiro fez boas defesas”, disse o jogador.
Diante de um adversário gabaritado como Palmeiras, o lateral atleticano sabe que o Atlético-MG precisa jogar concentrado durante os 90 minutos. “Vai ser uma partida muito disputada com duas grandes equipes em campo”, afirmou o lateral.
Em declínio no Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG tenta mudar o foco para brigar, de fato, pelo título que tem mais possibilidades de conquistar, já que foi eliminado pelo Flamengo na Copa do Brasil.
A partida de quarta-feira, que vai ser disputada no Mineirão, tem ainda um sabor de revanche. No ano passado, o Palmeiras eliminou o Atlético-MG na semifinal. Em seu segundo jogo à frente da equipe, Cuca busca a primeira vitória em seu retorno ao time mineiro.