Thabatta Pimenta muda de ideia e agora é candidata a deputada federal

Na convenção estadual do PSB, ocorrida neste sábado (30) em Natal, o partido homologou as candidaturas de dezenas de concorrentes para as eleições deste ano. Com nominatas aos cargos de deputado estadual, federal e senador. Uma das candidatas a uma das oito cadeiras do Rio Grande do Norte na Câmara dos Deputados é Thabatta Pimenta, vereadora da cidade de Carnaúba dos Dantas, que fez história ao se tornar a primeira mulher trans do RN eleita para um cargo eletivo, e agora quer dar outro importante passo na história política do Brasil ao se tronar a primeira mulher trans deputada federal do país.

“Desde que coloquei meu nome à disposição pela primeira vez, em 2016, até hoje, nunca foi só sobre mim, mas sobre tantas pessoas que precisam de voz e vez”, disse Thabatta Pimenta ao falar sobre sua inserção na política. Ela continuou lembrando que a decisão foi tomada após conversa com Lula: “foi um longo caminho para tomar a decisão de concorrer à Câmara, mas ontem estive com o presidente Lula e perguntei se precisava de mim no RN ou em Brasília”, disse. “Ele respondeu que em Brasília, e eu fiz a minha escolha”, declarou a candidata.

Thabatta ressaltou que está pronta, junto ao candidato a senador Rafael Motta, à governadora Fátima Bezerra e ao candidato a presidente Lula, para transformar e fazer uma nova história com as pessoas LGBTQIA+, negras, quilombolas, com deficiência e todas as “minorias”.

“Minhas mãos de travesti e menina do interior estão prontas para arrancar as cercas dos currais eleitorais do estado”, afirmou a vereadora, que tem o mandato reconhecido como um dos mais atuantes do Rio Grande do Norte.

Ela também recordou e se solidarizou com as milhares de famílias que perderam entes queridos em decorrência da pandemia de covid-19, como a sua mãe, que morreu quatro dias antes da posse como vereadora, ano passado.

Quem é ela
Thabatta foi a primeira vereadora trans eleita no Rio Grande do Norte, nas eleições de 2020, na cidade de Carnaúba dos Dantas.

Seridoense e comunicadora, começou a sua trajetória no rádio e discursando em um pequeno banco na feira livre da cidade, em defesa das pessoas trans, das pessoas com deficiência e outros grupos socialmente invisibilizados.

Fenômeno na Internet, Thabatta ganhou milhares de seguidores nas redes sociais, nos últimos anos, e é reconhecida em todo o Brasil por sua luta pela comunidade LGBTQIA+, seu discurso anticapacitista e por compartilhar sua rotina diária com o irmão Ryan, que tem paralisia cerebral.