Escola da UFRN tem projeto finalista em premiação nacional de arte

O Núcleo de Educação na Infância (NEI) da UFRN está entre os finalistas do 23° Prêmio Arte na Escola Cidadã (Paec). O projeto que concorre à premiação é “Luz, câmera, emoção: processos criativos com o cinema na infância”. O NEI participa do evento com os curta-metragens “O sumiço de uma bola”, “As cinco espiãs e a jóia perdida” e “As empadas desaparecidas”.

A premiação acontece na próxima quinta-feira (21) e será transmitida ao vivo pelo YouTube às 19h. A live também contará com tradução em Libras.

O projeto do NEI que concorre ao prêmio ocorreu em 2019 com uma turma de 20 crianças do terceiro ano do ensino fundamental, sob a mediação dos professores Rivaldo Bevenuto de Oliveira Neto e Danielle Medeiros de Sousa. A ação foi desenvolvida de forma interdisciplinar, possibilitando a criação de três curtas-metragem com técnicas, gêneros e modalidades diferentes.

“As crianças realizaram a produção e revisão das sinopses e roteiros para a gravação dos filmes, além de cartazes de divulgação para as obras. Aprenderam como lidar com som, imagem, luz, produção de cenários, composição de figurinos e personagens”, informa o professor Rivaldo Bevenuto.

A ideia foi promover o conhecimento da história do cinema e pesquisa sobre seus principais profissionais atuantes, a produção de trabalho artístico em linguagem de cinema, a criação e apreciação de suas obras, o despertar de curiosidade sobre as obras de seu convívio, a ampliação de técnicas para produção de vídeos e ainda a organização de exposições.

Segundo os professores, algumas crianças da turma já demonstravam interesse pelas mídias digitais e com isso veio a curiosidade por cinema. O tema surgiu de um interesse mútuo do grupo na área de artes e tecnologia e foi eleito por debates e votação.

“Percebemos que essa temática estava muito próxima da realidade infantil e despertava a curiosidade e o interesse das crianças, povoando o seu imaginário. Dessa forma, poderíamos levá-las a observar as produções cinematográficas com um olhar de pesquisador e não meramente de espectador”, explica Rivaldo.

 

Para chegar à fase final do Paec, um prêmio promovido pelo Instituto Arte na Escola (IAE), o projeto do NEI passou por algumas fases, entre elas a inscrição; o encaminhamento dos projetos selecionados; envio de portfólio para análise e agora o resultado final, que será anunciado no dia 21.

 

O Paec vai premiar as seguintes categorias: Ensino Fundamental 1 (do 1º ao 5º ano); Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano); Ensino Médio (1º ao 3º ano); EJA Educação para Jovens e Adultos. Na primeira colocação, o professor receberá um prêmio de R$ 10 mil, um certificado de premiação e gravação de um documentário sobre o projeto. Já na segunda colocação, a escola receberá um certificado de premiação e a gravação de um documentário sobre o projeto.

 

O NEI foi criado em 17 de maio de 1979 com a intenção inicial de ser uma creche para atender à comunidade universitária feminina. Atualmente, o Núcleo atua atendendo a crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O Núcleo de Educação da Infância/NEI-CAp é o Colégio de Aplicação da UFRN e tem como finalidade desenvolver, indissociavelmente, atividades de ensino, pesquisa e extensão com foco nas inovações pedagógicas para as infâncias.