Neste sábado (16) será lançado o livro Dicionário Ósseo

Foto: Divulgação

Será lançado nesse sábado no Ateliê Flávio Freitas o livro Dicionário Ósseo. O livro é fruto da pesquisa de três amigos, o médico ortopedista e professor de ortopedia da UFRN Ailson Guedes, o acadêmico de medicina da FCM Gregory Gentili e o imortal da academia de letras de brasilia e da Academia das Ciências de Lisboa José Carlos Gentili.

O livro nos trás a explicação etimológica e histórica de todos os ossos do corpo humano, desde a origem do latim e grego dos vocábulos até quem foram os cientistas e anatomistas que estudaram e batizaram os ossos e acidentes ósseos humanos.

Um dos autores, Gregory Gentili, assim sinteriza o livro: “_Nosso objetivo com a publicação do Dicionário Ósseo é oferecer aos estudantes de medicina do Brasil uma verdadeira ferramenta facilitadora de aprendizado.
Estudar a origem e história dos nomes dos ossos, bem como dos dos acidentes ósseos humano, é uma maneira ímpar de fixar o conteúdo e melhorar a aprendizagem.
Aproveitei o 1º ano do curso de medicina, período no qual estudei anatomia osteomuscular, para iniciar a pesquisa para a publicação da obra.
Além do mais, minha posição de estudante foi fundamental para dirigir a obra para as necessidades do acadêmico de medicina, pois hoje vivencio e sinto na pele as necessidades literárias do estudante de medicina.”_

Cada verbete é acompanhado de desenho a grafite do respectivo osso, feito a mão pelo artista potiguar Nival Mendes.

A orelha do livro é assinada pelo oftalmologista potiguar, doutor pela USP, Prof. Doutor Breno Barth.

Data: 16 de julho de 2022.
Horário: 10:00 às 15:00 horas
Local: Ateliê Flávio Freitas, Av. Duque de Caxias, 182, Ribeira, Natal/RN