Famílias afetadas pelas chuvas em Nísia Floresta recebem abrigo em escolas

Após decretar estado de calamidade pública desde a última segunda-feira (4), a cidade de Nísia Floresta, Região Metropolitana do Estado, instalou gabinete de crise e espaço de apoio para os desabrigados na escola de Camurupim e Pium. A confirmação veio do poder público municipal na tarde desta sexta-feira (8).

Ainda de acordo com a prefeitura, as áreas mais afetadas pelas chuvas são a Praia de Barreta, Comunidades de Pium e Lago Azul. Segundo o boletim pluviomêtrico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), até às 07h desta sexta-feira (8), Nísia Floresta registrou 51 mm.
Ao todo, 36 famílias estão desabrigadas e recebendo apoio nas Escolas de Camurupim e Pium. O grupo mais afetado são os residentes da Praia de Barreta, o que corresponde metade das famílias que ficaram sem abrigo, ou seja, 18.
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, anunciou que vai decretar emergência pública em 14 cidades nesta sexta-feira (8) em razão das fortes chuvas que têm acometido o estado nos últimos dias.
Os municípios que estão em emergência decretada são Extremoz, Macaíba, Nísia Floresta, Touros, Ceará-Mirim, Natal, Parnamirim
Canguaretama, Tibau do Sul, Várzea, Montanhas, Nova Cruz, Pedro Velho e Espírito Santo, além de Baía Formosa que está em situação de alerta.
Em nota enviada à imprensa, a Prefeitura de Nísia Floresta afirmou que “não tem medido esforços para garantir a segurança e solucionar os problemas decorrentes desta situação”. Além de estar ajudando com abrigo as pessoas mais necessitadas.
Veja nota completa:
“Em relação à população atingida pelos danos provenientes das fortes chuvas, o município não tem medido esforços para garantir a segurança e solucionar os problemas decorrentes desta situação. A Prefeitura de Nísia Floresta, através da equipe técnica do CRAS, Cadastro único, juntamente com a Coordenadoria da Defesa Civil do Município, tem realizado busca ativa e visitas domiciliares, visando levantar dados acerca dos danos, prejuízos e riscos que as famílias atingidas estão enfrentando, para disponibilizar cestas básicas, água mineral e outras necessidades emergentes. Outras providências já estão sendo tomadas em relação a possibilidade de abrigamento aos mais afetados, dentre outras ações de forma intersetorial. Importante ressaltar que todas as políticas assistenciais estão atuando para garantir direitos e dignidade às famílias que auxiliá-las no enfrentamento da atual situação de vulnerabilidade vivenciadas por elas.
Quanto aos danos estruturantes, reforçamos que a Gestão Municipal está diuturnamente colocando toda sua equipe técnica e maquinário para amenizar a situação causada pela intensidade das chuvas.
Ao que precisarem comunicar a Prefeitura sobre estragos, devem entrar em contato com a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil através do 84 98186-5209. Plantão social para famílias que necessitem de atendimento social, psicológico ou mantimentos: 84 98186-9867.”
Atingidos: 
Pium: 15 famílias
Lago Azul: 3 famílias
Praia de Barreta: 18