Ruas e casas estão alagadas há cinco dias após lagoa transbordar em Emaús

Foto: Pedro Trindade

Moradores do bairro de Emaús, em Parnamirim, estão, desde o último domingo (3), lidando com os transtornos causados pelas chuvas. São casas e ruas completamente alagadas após uma lagoa de captação da região transbordar.

Famílias que moram na rua Jerusalém tentam, com barricadas, evitar que a água que tomou conta da rua entre dentro de das casas. Na parte de dentro das residências, móveis estão suspensos em uma tentativa de evitar novos prejuízos.

Foi possível ver que residências menos prejudicadas estão sendo ponto de apoio para vizinhos que tiveram maiores danos, como é o caso da pensionista Maria Patrocínio de Azevedo, que afirma ter “perdido tudo” após chuvas do último domingo.

“Começou no domingo, com a água batendo no peito. Só salvei a máquina de lavar. Estou aqui, morando de favor, são três famílias juntas”, afirma. A estimativa é de 28 casas alagadas apenas na rua Jerusalém. Outras vias da região também estão alagadas.

Profissional autônoma, Luana Farias não consegue trabalhar. Ela vende bolos e salgados, contudo não consegue atuar profissionalmente desde o início das chuvas. Ela fez campanhas de arrecadação e destinou os recursos e objetos arrecadados para as famílias mais afetadas. Para ela, o pior momento é a noite, quando as chuvas se intensificam.

“A gente está nisso desde domingo e não consegue resolver. São quatro noites sem dormir, porque as chuvas são piores durante a noite. É muito indigno, a gente só quer voltar a trabalhar, só isso”, afirmou, emocionada.

Moradores relatam que a situação não se regulariza, devido a bomba que realiza a drenagem da água na Lagoa Dom Bosco, que transbordou recentemente, estar quebrada. O g1 RN tentou contato com a Prefeitura de Parnamirim, mas não obteve retorno.

G1 RN