Josimey Costa e Isaura Amélia se candidatam à 32ª cadeira na ANRL

A Academia Norte-riograndense de Letras já vive a expectativa de escolher seu novo integrante, que será conhecido em agosto deste ano, ocupando a cadeira 32, que pertenceu a Geraldo Melo (1935-2022). O ponto curioso é que a imortalidade acadêmica, em 2022, provavelmente recairá sobre uma mulher. Até o momento estão inscritas a ensaísta, poeta e escritora Josimey Costa, e a escritora e ex-gestora cultural Isaura Amélia. Ambas estão na disputa pela primeira vez, e têm bastante em comum – principalmente, a experiência como professoras. Representatividades significativas na ANRL.
As inscrições para a vaga do ano vão até 26 de julho, mas já é marcante as presenças de Josimey e Isaura, segundo Leide Câmara, secretária geral da ANRL. “Nossa academia foi pioneira em ter mulheres como acadêmicas e patronas, antes mesmo da francesa e da brasileira. Apesar de ainda termos poucas representantes femininas, há um histórico de inclusão que é marcante na academia e no estado em geral”, afirma, ressaltando a importância disso num momento em que a academia fará 86 anos.
A academia tem como patronas as figuras ilustres de Nísia Floresta, Auta de Souza e Isabel Gondim. Entre os 39 acadêmicos atuais em atividade, apenas quatro são mulheres. Apesar disso, o critério de admissão é o mesmo para todos e todas: “A pessoa precisa ter pelo menos uma obra de significante importância no estado, apesar de sua produção cultural como um todo também ser levada em consideração”, explica Leide, lembrando que o “Dicionário da Música do RN” foi seu cartão de visitas na academia. “E neste ano temos a sorte de contar com candidatas muito boas”, enfatiza.
Pontes geracionais
Após 35 anos de uma marcante carreira docente na UFRN, entre  jornalismo, ciências sociais e antropologia, Josimey Costa pôde pensar em novas perspectivas para sua trajetória intelectual. “Estava tão envolvida na minha vida acadêmica que não pensava em outra coisa. Escrevia poesia, contos e ficção, mas não conseguia me dedicar a isso regularmente. Quando consegui parar para me dedicar mais à escrita, pensei na ANRL como uma possibilidade”, diz.
Josimey acredita que sua presença na tradicional academia pode construir novas pontes. “A experiência como docente me permitiu ter um diálogo mais presente com as gerações mais jovens, de pontos de vista culturais, sociais e antropológicos. Poderíamos criar cursos, oficinas, que atraiam os jovens. O interesse pela literatura ainda está aí, não sumiu, mas concorre com outras mídias e apelos. A gente pode chegar nisso”, diz.
A escritora, nascida em Guarulhos (SP) e radicada no RN, afirma que também poderia sintonizar mais a ANRL com as mídias digitais, visando reverberar sua produção cultural para um público maior. Josimey já publicou livros científicos e de contos; artigos e poemas em coletâneas, periódicos, e publicações digitais; dirigiu e apresentou programas de TV, editou revistas, e realizou  projetos como “Cinema na praça”.
Gestão de ideias 
“É a primeira vez que estou me candidatando a alguma coisa na vida”, brinca Isaura Amélia. Apesar de iniciante na candidatura a “imortal”, sua experiência no meio cultural é das mais longevas. Foi quatro vezes gestora da Fundação José Augusto, além de secretária adjunta de educação,  tendo oportunidade de projetar bibliotecas, criar editais culturais, e publicar livros – seus e de muitos outros autores. Segundo ela, publicou mais de 120 livros em suas gestões.
A mossoroense, que já atuou como professora em áreas tão diferentes como planejamento agrícola e ciências sociais, tem especial predileção pelo estudo das artes plásticas. Ela integra a Sociedade Amigos da Pinacoteca Potiguar, e acredita que sua presença na ANRL pode abrir um espaço para esse segmento na casa. “Sinto que faltam mais ações na academia que pensem nas artes visuais como uma possibilidade atrativa. Acredito que minha experiência em gestão cultural poderia movimentar bastante novas atividades nesse e em outros segmentos”, diz. Em julho, Isaura lançará um livro sobre o pintor retratista Moura Rabello.