Trens urbanos: reparo em linha Sul será concluído sábado

A linha sul do serviço de trens urbanos da Grande Natal, que parte do bairro de Boa Esperança, em Parnamirim, e finaliza na estação da Ribeira, na zona Leste de Natal, segue suspensa. Na quarta-feira (8), o VLT descarrilou na zona Oeste de Natal. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Natal (CBTU), o incidente deixou a via férrea danificada e, por isso, os trens não estão passando por 11 estações.

A CBTU explicou que a recuperação da linha sul, já acionada pelo órgão, vai ser lenta pela necessidade de substituir alguns dormentes, peças nas quais os trens são assentados nas vias ferroviárias. Mesmo com a previsão de conclusão do reparo no sábado, ainda não há a confirmação sobre a data da retomada do serviço.
No início da tarde da quinta-feira (9), a equipe da CBTU realocou o trem nos trilhos, mas ainda não há uma data marcada para a retomada do VLT. No momento do acidente, passageiros que estavam no trem e pessoas próximas ficaram assustados, mas ninguém ficou ferido.
Atualmente o Sistema de Trens Urbanos de Natal transporta mais de 11 mil passageiros por dia e atua em duas linhas ferroviárias: norte e sul. Suspensa até o momento, a sul percorre 19,4 km e abrange os municípios de Natal e Parnamirim. Já a norte apresenta uma extensão de 38,5 km e, além da capital potiguar, abrange os municípios Extremoz e Ceará-Mirim.