Vídeos de pais salvando filhos de atropelamento trazem alerta de cuidados no trânsito

No dia 18 de maio um vídeo de uma mãe salvando o filho de um possível atropelamento no Bairro Barrocas, em Mossoró/RN, viralizou nas redes sociais. Sanny Eduarda, mãe do menino Allef Gabriel de 3 anos, sentiu o alívio de conseguir impedir o acidente. Esses casos de risco de acidentes no trânsito são mais comuns do que imaginamos.

Samuel Ribeiro passou por uma situação parecida com a filha Sara. Ele estava reunido com a família e amigos do lado de fora da igreja onde é pastor, na Avenida Felipe Camarão, quando familiares foram atravessar a rua. Num momento de distração dos pais, Sara, que na época tinha 3 anos de idade, foi atravessar a via para encontrar com os parentes, e por pouco não foi atropelada por uma motocicleta. Samuel percebeu a tempo, conseguiu puxar a filha e salvá-la do acidente.

“Foi só o tempo de me avisarem… quando eu eu me virei, já peguei ela no meio da rua e cai para trás com ela. Graças a Deus o carro que vinha, viu toda a cena e reduziu, mas uma moto que vinha atrás ultrapassa e quase aconteceu o pior. Foi uma coisa assim de segundos, mas para a gente demorou bem mais tempo do que isso”, conta Samuel Ribeiro.

Ocorrências de acidentes de trânsito ou riscos de atropelamentos são frequentes em Mossoró, por isso a atenção no trânsito precisa ser redobrada, tanto dos condutores como dos pedestres. “Independente de como você esteja, se a pé, de bicicleta, de carroça, de carro, todos têm um cuidado especifico. E esses cuidados em conjunto é que fazem a diferença. O carro por exemplo transitar em baixa velocidade, e o pedestre se ele vai utilizar uma faixa, se ele vai passar na pista que não tem faixa, ele tem que olhar para os lados… perceber se vai dar tempo o carro frear, perceber se não tem nenhuma moto fazendo ultrapassagem pelas laterais”, explica Luis Correa, Diretor de Trânsito do Município.

Na época do susto, Samuel procurou os órgãos responsáveis para solicitar uma lombada para a rua. A solicitação teve como resultado uma faixa de pedestre em frente a igreja, mas de acordo com o pastor, ela acaba sendo ineficiente, já que os carros e motos continuam passando em alta velocidade pelo local. “A gente pediu na época uma lombada, eles ficaram de colocar depois de um tempo uma lombada eletrônica lá atrás… Mas assim, mesmo com a faixa de pedestre não resolve”, afirma Samuel.

Luís Correa explica que além da faixa, a melhor opção para diminuir o risco de acidentes, são as lombadas eletrônicas: “A alternativa hoje que o mundo tudo está utilizando, é o fato dos equipamentos eletrônicos. As lombadas físicas devido o formato obrigatório do Contran, ainda tem alguns motociclistas que passam com a velocidade excessiva, e a lombada eletrônica é a que esta sendo vista e implantada no mundo todo e não é diferente aqui em Mossoró… A gente já está trabalhando para termos algumas lombadas eletrônicas justamente para salvar vidas.