Corolla ganha versão esportiva GR que chega em 2023

Os fãs de carros esportivos têm mais um motivo para comemorar. Se o segmento de veículos que oferecem prazer ao dirigir parece cada vez mais agonizar, pelo menos mais uma fabricante resolveu dar sobrevida à tocada esportiva em solo nacional e também encher de esperança aqueles que levam a sério – e como uma diversão – a tarefa de dirigir.

A Toyota confirmou nesta semana em uma postagem nas redes sociais que irá trazer ao Brasil o Corolla GR, versão esportiva do modelo.

A versão GR é uma abreviação de Gazoo Racing, a divisão esportiva da marca. E para os amantes de carros mais uma boa notícia: não esperem que a esportividade fique apenas na aparência. O hot hatch – isso mesmo, não estamos falando do sedã – que foi revelado recentemente conta com motor G16E-GTS 1.6l de três cilindros, que despeja 304 cv de potência e 37,74 kgfm de torque, associado a um câmbio manual de seis velocidades. Ele virá para competir com o Civic Type R, que também chegará no ano que vem e que foi anunciado recentemente no Brasil, como nós mostramos aqui no Agora RN.

Definitivamente o Civic não terá vida fácil. Até porque a versão esportiva do Corolla tem tração nas quatro rodas, o chamado GR-FourAll-Wheel-Drive (AWD), que foi desenvolvido pela Gazoo Racing – divisão esportiva da fabricante nipônica – voltada para uso em rally. Este sistema dá aos condutores uma distribuição de potência de 60-40, 50-50 ou 30-70 para as rodas dianteiras e traseiras.

Quando o assunto é o design do hatch, há um novo para-choques dianteiro com grandes entradas de ar. O capô bem vincado ajuda a deixar a frente do modelo marcante. Na traseira, os destaques ficam para o aerofólio e escape com saída tripla. Nas laterais, as rodas de 18 polegadas chamam bastante atenção.

No interior, novo volante e painel digital com tela de 12,3 polegadas. Lá fora, o hot hatch será comercializado em duas versões: Core e Circuit Edition. A Toyota, no entanto, não confirmou se as duas virão ao Brasil ou se apenas uma delas será oferecida em território nacional. Valores ainda não foram divulgados.

2023 toyota gr corolla circuit edition exterior