Assembleia Legislativa de São Paulo aprova cassação de Arthur do Val

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou, nesta terça (17), a cassação do ex-deputado estadual Arthur do Val. “Mamãe Falei” havia renunciado ao cargo; mas, com a cassação, ele perderá os direitos políticos por oito anos, de acordo com a Lei da Ficha Limpa.

A decisão foi aprovada por 73 deputados. A cassação do mandato, mesmo após a renúncia de Arthur do Val, implica na perda dos seus direitos políticos por oito anos, como propõe a Lei da Ficha Limpa.

Do Val renunciou ao mandato em abril, no que foi visto por opositores como uma manobra para tentar evitar a continuidade do processo. Arthur passou a enfrentar o pedido de cassação após vazamento de áudios com comentários sexistas sobre as mulheres ucranianas.

“Mamãe Falei”, como ficou conhecido nas redes sociais, é o primeiro deputado cassado pela Alesp em mais de 23 anos.

Relembre o caso

Após viajar à fronteira da Ucrânia em março para, segundo ele, prestar apoio aos refugiados que saem do país por conta da invasão e ataques da Rússia, Arthur do Val disse em áudio que as mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”. O caso gerou repercussão negativa não só no Brasil, mas também no exterior. Vários parlamentares entraram com pedidos de cassação do mandato do colega.

Ele reconheceu as frases como “repulsivas” e “grotescas”, mas a defesa alega que o parlamentar enviou os áudios a grupos privados e que estava licenciado do cargo em outro país.