TRE-RN amplia horário de atendimento ao eleitor e apela para uso da Internet

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) ampliou o horário de atendimento dos Cartórios Eleitorais, boxes de atendimento ao eleitor e eleitora e Postos de Atendimento de todo Estado nesta reta final do fechamento do cadastro eleitoral. A medida vale para esta terça-feira (3) e para a quarta-feira (4), último dia para regularização ou para emissão de título de eleitor. Em entrevista a Jovem Pan News Natal, a chefe de cartório da 3ª zona Eleitoral, Andréa Campos, apelou para que a população utilize os meios digitais.

Desde a segunda-feira (2), os potiguares têm enfrentado dificuldades para a regularização dos títulos devido a problemas técnicos. Ao todo, o serviço ficou suspenso por 3h, sendo duas horas pela manhã e uma hora no período da tarde. Por isso, foi definida a ampliação do período do atendimento presencial.
Nesta terça-feira, o atendimento presencial em todo o estado será das 8h às 17h. Já na quarta-feira, o horário de atendimento ao eleitor será das 8h às 18h, com distribuição de fichas, a partir do início do expediente.
“Pedidos que só vá presencialmente quem não conseguir realizar o serviço através da Internet. Praticamente todos os serviços podem ser realizados pela Internet somente com número do CPF”, explicou Andréa Campos, garantindo ainda que não há chance de prorrogação do prazo para a regularização ou emissão dos títulos. “É impossível. A lei eleitoral impõe o prazo de 150 dias antes do pleito e não pode ser modificado. O eleitor que não estiver com o título regularizado vai enfrentar os problemas previstos em lei”, explicou.
No caso de não regularização, os eleitores podem ficar impedidos, além de votar do pleito, de assumir vagas em concursos públicos, tirar CPF, se matricular em instituição pública de ensino superior, entre outras sanções.