RN-1500 começa hoje com a disputa do “prólogo”

O Rally RN 1500, uma das mais importantes e tradicionais provas do rali cross-country brasileiro, começa oficalmente hoje (19) e segue até 23 de abril, da Paraíba ao Rio Grande do Norte.  Hoje será disputado o prólogo e depois serão quatro dias de especiais com mais de mil quilômetros de percurso e chegada em Natal. Ontem, a equipe passou pelas vistorias técnicas, em Campina Grande, de onde acontece a largada. A Rádio Jovem Pan News Natal e a Tribuna do Norte são os veículos de comunicação oficiais da prova, no estado.

O evento terá como tema “Os caminhos portugueses no sertão nordestino”, reunirá o que há de melhor nas categorias Carros, Motos, Quadriciclos e UTVs, e contará pontos, mais uma vez, para os Campeonatos Brasileiros de Rally Cross Country das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM).
Os pilotos potiguares — e irmãos — Maryo Kempes e José de Deus Barbosa estarão na disputa, na categoria UTV3. Os dois irmãos lideram a equipe Papai Racing e, na edição passada, terminaram em quarto lugar na categoria UTV3 e na 22ª colocação geral.
“Foi nossa primeira prova competindo com UTV e acabamos apanhamos um pouco, tanto em navegação como em experiência, mas também rodamos no Sertões e vimos que podemos andar bem e buscar melhores posições este ano”, projeta Maryo Kempes.
O médico urologista Maryo Kempes e o empresário José de Deus participam de rallys há mais de 20 anos. Antes, competiam com motocicletas, mas mudaram para UTV em 2021. O UTV é um veículo que se assemelha a um quadriciclo, mas conta com uma espécie de “gaiola” para garantir a proteção e permitir o transporte de dois passageiros: piloto e navegador.
Destaques
Atual líder do campeonato na classe Moto 1 e vice-líder na geral, Martin Duplessis, argentino que encara sua primeira temporada no Brasil, está mais tranquilo e confiante para a segunda prova. “Treinei mais com a minha moto, a CRF 450RX, e também fisicamente. O terreno do RN 1500 parece um pouco mais com da Argentina, tem bastante areia, que é o meu forte, e isso me ajuda muito. Fui muito bem recebido pelo time e isso me dá mais força para buscar bons resultados”, conta Duplessis.
Ao lado dele está o experiente e super vencedor piloto Jean Azevedo, dono de dez títulos brasileiros de Rally Cross Country.
“O Rally RN 1500 é uma prova longa e bem dura. Teremos especiais acima de 200 km todos os dias. No último, teremos areia, dunas e navegação por GPS. Os outros dias devem ter muita pedra e serra. Essas variações exigem bastante da parte física e dos equipamentos. Estamos bem motivados”, ressalta a estrela da prova, Jean Azevedo.