Título de eleitor: saiba como tirar o documento pela internet

Devido à pandemia da covid-19, a Justiça Eleitoral facilitou a maneira de tirar, transferir e digitalizar o título de eleitor. Hoje, o processo pode ser realizado pela internet e o cidadão consegue levar o e-Título em seu smartphone.

Quem deseja exercer o direito de votar nas eleições deste ano precisa estar com o documento regularizado até o dia 4 de maio.

O voto é obrigatório a partir dos 18 anos, mas facultativo a adolescentes de 16 e 17 anos e para maiores de 70 anos. Para a democracia, a participação de todos é essencial. Abaixo, confira o passo a passo para tirar o título de eleitor sem sair de casa.

Como tirar o título de eleitor pela internet

Antes de tudo, prepare a documentação necessária para anexar ao requerimento. É preciso tirar foto de alguns documentos ou tê-los digitalizados (veja abaixo).

Para não correr o risco de ter o requerimento indeferido, certifique-se de que as imagens estão com boa qualidade e são totalmente legíveis. O tamanho máximo por arquivo é de 5 Mb, nos formatos PNG, PDF e JPG.

Prepare-se

  • Documento oficial de identidade com foto, frente e verso;
  • Comprovante de residência recente;
  • Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (se houver débito);
  • Comprovante de quitação do serviço militar para requerente masculino;
  • Uma selfie segurando o documento oficial de identificação. A imagem deve mostrar o rosto e o documento com  foto do requerente.

Atenção: É vetado o uso de qualquer adereço, como óculos, bonés, chapéu, gorros etc, que impossibilite a visão completa da face do requerente.