Nova parceria possibilita qualificação de mão de obra de apenados no RN

Pessoas privadas de liberdade vão ter a oportunidade de serem reinseridas no mercado de trabalho no Estado potiguar. A iniciativa é fruto de parceria entre a Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (Seap), a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Os três órgãos assinaram um Termo de Cooperação Técnica, que irá facilitar o encaminhamento de privados de liberdade dos regimes aberto e semiaberto ao trabalho e a utilização de mão de obra qualificada de presos do regime fechado pelas empresas.

O secretário Pedro Florêncio afirmou que a Seap tem trabalhos de qualificação técnica de internos, assim como já existem os primeiros presos trabalhando para empresas privadas, prefeituras e outras secretarias do Estado. “Essa é a forma mais efetiva de ressocialização. Temos dentro dos presídios privados de liberdade capacitados e aptos ao trabalho de eletricista, pedreiro, soldador, costureiro, pintor, entre tantas aptidões. Esses presos já reformaram hospitais, escolas e prédios públicos”, destacou.
Para o presidente da Fiern, Amaro Sales, a indústria avançará nesse tema com “retorno positivo social e produtivo”.
A assinatura do termo ocorreu na tarde desta segunda-feira (4), na Casa da Indústria, em Natal, com a presença do vice-governador, Antenor Roberto; do secretário da Seap, Pedro Florêncio; do presidente da Fiern, Amaro Sales; do superintendente regional do IEL, Juan Saavedra; além de servidores do sistema penitenciário.