Proibição de cozinhar na Praia do Meio prejudica barraqueiros

As novas regras para os ambulantes nas praias de Natal já preocupam muitos vendedores e proprietários de barracas. A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) instituiu diversas normas para as atividades na faixa de areia.

Para a comerciante Antônia da Mota, mais conhecida pelos turistas e frequentadores como “Tonha”, barraqueira na praia do Meio há mais de 10 anos, a proibição de cozinhar na praia está afetando diretamente nos ganhos econômicos da maioria dos ambulantes no local.

“A medida impactou muito na questão econômica. Ficou bem difícil pra muita gente, porque não moramos próximo da praia e fica muito complicado o deslocamento pra ir em casa fazer o petisco e voltar pra praia depois”, explica Tonha.

A vendedora acrescenta que alguns ambulantes ainda estão procurando meios de se adaptar sem a venda dos produtos alimentícios. “Com essa proibição, ainda estamos tentando ver o que fazemos. Por enquanto, estamos tentando algo em forma de delivery”, disse.

PADRONIZAÇÃO

A Semurb vem realizando diversas reuniões com os barraqueiros para explicar situações jurídicas, orientações de funcionamento dos comércios e manutenção da praia, além de deixar claros os limites de colocação de mesas, cadeiras e guarda-sóis. De acordo com os ambulantes, eles estão restritos a no máximo 15 conjuntos de barracas por vendedor.

Ao NOVO Notícias, a assessoria de comunicação da secretaria informou que os ambulantes foram orientados a cumprir as regras informadas e a fiscalização vai continuar vistoriando.

“Ainda vão acontecer mais algumas reuniões com outros grupos de trabalhadores da praia, e ao final, uma reunião geral com todos para esclarecer todo o plano de ordenamento da praia do Meio”, pontuou a assessoria.

Os diálogos ainda vêm gerando um grande temor entre os ambulantes. Na avaliação da vendedora Tonha, a reordenação é importante, desde que seja algo positivo para as duas partes.

“Eles estão se reunindo com a gente pra organizar o espaço que, realmente, estava um pouco tumultuado; mas muitos barraqueiros ainda estão tentando melhorar, para que nosso trabalho também não fique prejudicado”, ressaltou.

A Semurb informou que a operação de fiscalização e ordenamento das orlas de Natal já concluiu ações nas praias de Ponta Negra e Redinha.