Weintraub diz à Polícia Federal que Lewandowski tentou comprar sua casa em SP após ter negado habeas corpus

O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub afirmou, em depoimento à superintendência da Polícia Federal em São Paulo, nesta sexta-feira (4), que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski tentou comprar uma casa de sua propriedade em um condomínio na Chácara Cordeiro, no Jardim Petrópolis, na Zona Sul de São Paulo.

Segundo Weintraub, a tentativa de compra ocorreu “mesmo sem a casa estar à venda”, no segundo semestre de 2021, após Lewandowski negar um habeas corpus pedido por ele no Supremo.

No depoimento, Weintraub disse ainda ter imagens de câmeras do circuito de segurança do ministro entrando no condomínio para visitar casas. Não consta no documento se as gravações foram entregues ou não à polícia.

Em nota divulgada por seu gabinete no STF, o ministro confirmou ter tido a intenção de adquirir um imóvel no mesmo condomínio em que Weintraub possui uma casa e que a intermediação ocorreu através de uma corretora. Lewandowski confirmou também ter visitado duas casas no residencial, mas nenhuma delas era de Weintraub.

“O Gabinete do Ministro Ricardo Lewandowski informa que, por intermédio de uma corretora imobiliária, o Ministro visitou duas casas no referido condomínio em São Paulo, as quais estavam à venda, mas nenhuma delas de propriedade do depoente”, diz a nota.

Sobre o fato de ter feito negado o habeas corpus ao ministro da Educação, Lewandowski não se pronunciou.