Operação Retomada: Polícia Civil prende suspeitos de arrastão na casa de delegado em Natal

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte realizou, nesta quinta-feira (25), a Operação Retomada, que resultou na prisão de cinco pessoas investigadas por crimes como roubo, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa. Entre os detidos, quatro são apontados como participantes de um arrastão ocorrido na residência de um delegado em Natal, no mês de agosto.

Na ocasião do crime, os suspeitos renderam o delegado e seus familiares, subtraindo celulares, joias, dinheiro, um veículo Jeep Compass e uma pistola institucional calibre .40. De acordo com as autoridades, ao perceberem que a vítima era policial, os criminosos exigiram a arma antes de fugirem.

A operação mobilizou equipes para cumprir cinco mandados de prisão e nove de busca e apreensão em cidades da Grande Natal e litoral norte, incluindo Parnamirim, Touros e Nísia Floresta. Durante as diligências, também foram realizadas prisões em flagrante e apreendidos diversos materiais ilícitos, como uma arma artesanal, drogas — incluindo crack, maconha e cocaína —, além de balança de precisão, dinheiro fracionado e objetos pessoais.

As investigações apontam que os suspeitos continuaram cometendo crimes violentos após o arrastão na casa do delegado. Entre os delitos atribuídos ao grupo estão roubos de veículos e confrontos armados relacionados à disputa entre facções criminosas. Em setembro, os investigados foram flagrados circulando em um carro vermelho em bairros de Nísia Floresta enquanto efetuavam disparos e exibiam armas em vídeos divulgados nas redes sociais.

A Polícia Civil reforçou que as investigações permanecem em andamento para desmantelar por completo a organização criminosa. A população pode colaborar com informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.

Com a Operação Retomada, as autoridades buscam não apenas responsabilizar os envolvidos no arrastão, mas também combater a escalada da violência na região. A ação representa mais um passo na luta contra o crime organizado no estado.