Os potiguares Cláudio Araújo, Jarbas do Acordeon e Deusa do Forró, representam o RN no Festival Internacional do Forró de Raiz em Lilli-FRA
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, representaram o Consórcio Nordeste em Lille, na França, durante a Temporada França-Brasil 2025. A presença dos governadores, do prefeito de Lille, Arnaud Deslandes, da secretária de Cultura do RN, Mary Land Brito, dos gestores de cultura dos nove estados nordestinos e de artistas reforçou o compromisso político da região com a candidatura do forró a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Durante o evento, foi firmado um Protocolo de Intenções entre o Consórcio Nordeste, o IPHAN e o Fórum Nacional do Forró de Raiz, representado por Joana Alves. O acordo prevê a elaboração do dossiê técnico exigido pela UNESCO e a implementação de ações de visibilidade e salvaguarda que assegurem a preservação do forró e sua transmissão às próximas gerações.
A potiguar Deusa do Forró, presente no evento, lembrou que Fátima Bezerra tem uma trajetória de defesa histórica do gênero. “Ainda enquanto senadora, foi ela quem articulou no Congresso a mobilização nacional em defesa do forró raiz”, lembrou. O movimento abriu caminho para o reconhecimento pelo IPHAN e, em seguida, para a sanção da lei, em 2023, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que declarou o forró como patrimônio da cultura nacional. Já como governadora, Fátima sancionou leis importantes de valorização cultural, como a que instituiu a data de 13 de novembro como o Dia Estadual do Forró em homenagem a Elino Julião.
“O forró é muito mais que música e dança. É identidade, memória, resistência e celebração da nossa gente. Lutar pelo seu reconhecimento mundial é garantir que essa herança continue viva, valorizada e transmitida com respeito e dignidade às próximas gerações”, destacou a governadora.
Além de Deusa do Forró integram a comitiva potiguar os artistas Cláudio Araújo e Jarbas do Acordeon, representantes potiguares da força da cultura nordestina no cenário internacional.
De Elba Ramalho à Noite Potiguar: os destaques do Festival Internacional do Forró de Raiz em Lille
A abertura ocorreu na quinta-feira (11/09) à noite, com a cerimônia oficial no Palais des Beaux-Arts e a assinatura do Protocolo de Intenções pela candidatura do forró à UNESCO.
Na sexta-feira (12/09), o dia será destinado a debates, mesas-redondas e oficinas sobre a preservação do forró, com a noite dedicada a shows de Del Feliz, Zoinho do Acordeon e participação de Antônio Amorosa.
O sábado (13/09) reunirá oficinas culturais durante o dia e, à noite, apresentações de Quinteto Violado, Juliana Junina, Luizinho Calixto e o grande show de Elba Ramalho, a principal atração nacional do festival.
O encerramento será no domingo (14/09), após uma programação de oficinas culturais ao longo do dia, culminando à noite com a Noite Potiguar, protagonizada por Deusa do Forró, Jarbas do Acordeon e Cláudio Araújo, que representam oficialmente o Rio Grande do Norte.Rio Grande do Norte.
—
—
Assecom-RN
(84) 3232-5204 / 5152
Site oficial: http://www.cidadao.rn.gov.br/
Portal da Transparência: http://www.transparencia.rn.gov.br/
Twitter: @governodorn
Instagram: @governodorn
Facebook: @GovernodoRN