Os taxistas do Rio Grande do Norte receberam uma boa notícia que promete aliviar o orçamento e facilitar o dia a dia da categoria. Com a publicação da Medida Provisória nº 1.305/2025, o Governo Federal, em parceria com o INMETRO, IPEM/RN e Governo do Estado, implementou mudanças significativas nas regras de verificação dos taxímetros. Entre os avanços, estão a isenção da taxa de verificação inicial e subsequente e a ampliação do prazo de vistoria obrigatória de um para dois anos.
A nova medida já está em vigor e os certificados emitidos em 2025 terão validade automática até 2027, trazendo mais tranquilidade para os profissionais. Além disso, etiquetas com a inscrição “verificado até 2026” continuarão válidas até o final do próximo ano. Segundo Itamar Ciríaco, diretor-geral do IPEM/RN, a iniciativa reflete um compromisso do governo estadual e federal com os taxistas. “Além da economia financeira, os profissionais ganham em praticidade com o novo prazo de verificação”, destacou.
A partir da próxima semana, os taxistas também contarão com um ponto de atendimento exclusivo na Central do Cidadão Zona Oeste, localizada na Rodoviária de Natal. O espaço foi pensado para oferecer maior acessibilidade e comodidade aos motoristas durante o processo de vistoria.