Nesta terça-feira (20), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, do Orçamento e Gestão (Seplan), realizou a segunda plenária do Orçamento Participativo 2026, no bairro das Rocas, na Zona Leste de Natal. O encontro teve como objetivo coletar propostas para o orçamento estadual de 2026 e eleger os delegados e delegadas que representarão o território Terras Potiguaras no OP/RN. A abertura contou com apresentação cultural do grupo de dança Super Nova Crew.
Nesta quarta-feira (21), será a vez da Zona Oeste de Natal. A plenária ocorrerá na Escola Estadual Professora Maria Queiroz, em Felipe Camarão. Assim como nas demais, os participantes poderão apresentar e votar em propostas, candidatar-se a delegado territorial e aproveitar os serviços da feira cidadã oferecida no local.
A plenária da Zona Leste contou com 62 participantes credenciados e a presença da secretária do Planejamento, Virgínia Ferreira, que representou a governadora Fátima Bezerra. Também participaram o secretário adjunto do Gabinete Civil, Ivanilson Maia; a secretária adjunta da Educação, Cleonice Cleusa Kozerski; Dayane Murielle, da Secretaria de Turismo; Fábio Duarte, representando o IFRN; e Ednaldo de Paiva Pereira, da FAPERN.
A secretária Virgínia Ferreira destacou a importância da participação da juventude no processo de construção do orçamento público:
“Ver a juventude presente, ativa e engajada, apresentando propostas que fortalecem educação, cultura e meio ambiente, mostra o quanto o Orçamento Participativo contribui para formar cidadãos conscientes e atuantes”.
Entre os participantes, muitos jovens apresentaram propostas relacionadas às áreas da cultura e educação, com destaque também para demandas de saúde e infraestrutura. Vitor Daniel, estudante do IFRN, ressaltou a importância da cultura e do lazer no cotidiano da população, defendendo mais acesso a atividades como dança e esporte. Maxwel Pereira, morador das Rocas e delegado eleito, pleiteou maior incentivo à cultura e ao turismo na Zona Leste, destacando as escolas de samba locais, artesãos e a estátua de Iemanjá na Praia do Meio como potenciais atrativos turísticos.
Felipe Oliveira, também eleito delegado, sugeriu a criação de um edital para realização de um carnaval popular voltado a pequenos grupos e artistas locais. A estudante Yasmim destacou a importância da educação ambiental como prioridade.
A escolha dos delegados foi feita de forma consensual, com representação por áreas temáticas. Foram eleitos Maxwel Pereira, Felipe Oliveira e Gilvaneide dos Santos, representante do Movimento de Luta por Moradia Popular.
As três propostas mais votadas na plenária foram:
- Educação e meio ambiente: Investimento em ações educativas para crianças e idosos, com foco em conscientização ambiental – 21 votos.
- Cultura: Valorização dos equipamentos culturais da Zona Leste e criação de edital estadual de apoio ao carnaval popular e ao teatro – 21 votos.
- Infraestrutura: Ampliação e melhoria do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário – 13 votos.
As plenárias do OP/RN ocorrem até 13 de junho nos 10 territórios da cidadania do estado. Os votos presenciais têm peso 2. A partir de 16 de junho, será possível cadastrar e votar em propostas no site participativo.rn.gov.br, com votos de peso 1.
A próxima plenária será nesta quarta-feira (21), às 8h, na Escola Estadual Professora Maria Queiroz, em Felipe Camarão (Zona Oeste de Natal). Confira as próximas datas:
Próximas Plenárias:
Natal Zona Oeste – 21/05
Escola Estadual Professora Maria Queiroz
R. da Tamarineira, 180 – Felipe Camarão
Natal Zona Sul – 22/05
AMPA – Associação dos Moradores dos Parques Residenciais Ponta Negra e Alagamar
R. Praia de Itamaracá, S/N – Ponta Negra
Canguaretama – 23/05
Escola Estadual Guiomar de Vasconcelos
R. João Gomes de Torres, 583 – Sertãozinho