Foto: SMS
O serviço itinerante de mamografia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará no bairro Alecrim entre os dias 20 e 23 de maio. Os exames serão realizados pelo Grupo Reviver, na Unidade Móvel Savana Galvão, que estará estacionada na Casa Paroquial da Igreja de São Pedro, localizada na Rua Coronel Estevam, nº 1067, das 7h às 15h.
O atendimento é destinado a mulheres a partir de 40 anos, que devem comparecer ao local com documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência de Natal. Não é necessário solicitação médica para realizar o exame.
O câncer de mama é o tipo de câncer mais incidente nas mulheres (depois do de pele não melanoma), com a previsão de 74 mil novos casos por ano até 2025 no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). O Sistema Único de Saúde (SUS) recomenda a mamografia de rastreamento a cada dois anos para mulheres com idade entre 50 e 69 anos, mesmo sem a presença de sintomas. A doença tem cura se detectada a tempo, por isso o diagnóstico precoce é importante para o êxito no tratamento.