Natal aposta no turismo esportivo e sediará grandes competições nacionais em 2025

A capital potiguar irá receber importantes competições esportivas em 2025, consolidando-se como um polo do turismo esportivo no Brasil. Entre os destaques do calendário está o Campeonato Pan-Americano de Karatê Interestilos, que será realizado de 20 a 23 de novembro, no Ginásio Nélio Dias. O evento é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Natal e a Federação Norte-Rio-Grandense de Karatê Interestilos, com apoio da Confederação Brasileira da modalidade.

A competição reunirá 600 atletas, além de técnicos e árbitros de diversos países, incluindo a delegação da Itália foi uma das primeiras a confirmar presença no torneio. O evento também contará com a organização do sensei Marcos Patriota, treinador que acumula conquistas nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte.

Além do Pan-Americano de Karatê, Natal receberá outras competições de grande porte ao longo do ano:

  • Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) – marcado para acontecer de 5 a 19 de outubro, o evento retorna ao Rio Grande do Norte após mais de três décadas. A última edição foi realizada em Brasília e reuniu mais de 7 mil atletas universitários de todo o país;
  • Campeonato Brasileiro de Wing Foil – a praia de Ponta Negra será palco, entre 25 e 27 de julho, da segunda etapa do Brasileiro de Wing Foil, esporte aquático que combina elementos do surfe e da vela;
  • Taça Brasil de Futsal – a Secretaria de Esportes e Lazer negocia a realização da competição em Natal, em parceria com a Confederação Brasileira de Futsal e clubes locais. A data ainda será definida.

 

Investimento no esporte 

A realização de eventos esportivos faz parte da estratégia da Prefeitura de Natal para fortalecer a economia local. De acordo com o secretário municipal de Esportes e Lazer, Hermes Câmara, o esporte tem grande potencial para movimentar diferentes setores da cidade.

“Nosso objetivo é fomentar o turismo esportivo através da realização desses grandes eventos do esporte. Natal tem um grande potencial que estava subaproveitado. Essas competições movimentam o comércio e atividades como transporte por aplicativo”, destacou o secretário.

O secretário ainda reforça que o prefeito Paulinho Freire vê o esporte como uma ferramenta de desenvolvimento social e econômico para a cidade.

“O prefeito Paulinho Freire sempre foi muito ligado à área do esporte, sabe da importância da pasta para o desenvolvimento do alto rendimento, da base e também para prevenção de doenças através da prática das mais variadas modalidades. Além disso, o prefeito também conhece o poder transformador e econômico de grandes eventos para uma cidade como Natal”, conclui o secretário.