Foto: Alex Régis.
As obras de enrocamento da Praia de Ponta Negra têm previsão para serem iniciadas no próximo mês, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Natal (Seinfra). Na semana passada, 28 formas chegaram para a fabricação dos blocos de concreto que serão aplicados durante a implantação da estrutura de contenção e de estabilização da linha de costa da orla. Ao todo, serão cerca de 100 formas que, conforme a Seinfra, chegarão até o final do mês. A fabricação dos blocos deve começar nos próximos dias.
Por enquanto, ainda estão sendo feitos os últimos reparos elétricos no canteiro instalado para as obras. De acordo com a empresa responsável pelos trabalhos, a Edcon Engenharia, com todas as formas em operação, a capacidade de fabricação diária será de 50 blocos. A obra do enrocamento foi dividida em nove trechos. Em cada um deles, serão instalados entre 800 a 900 blocos de concreto. Ao longo de toda a extensão da obra, que vai abranger dois quilômetros, serão instalados cerca de 19 mil blocos. O serviço faz parte de um projeto existente nas proximidades do Morro do Careca e contará com duas frentes, uma em cada sentido.
DO BG: Se a capacidade de fabricação diária da empresa é de 50 blocos e 19 mil serão instalados. Isso vai demorar cerca de 380 dias apenas para concretar os blocos, ou seja, mais de um ano.
A previsão de conclusão é para agosto deste ano. A instalação do canteiro de obras do enrocamento da Praia de Ponta Negra começou em outubro do ano passado. Os trabalhos partem das imediações do Hotel Serhs, na Via Costeira, e terminarão em Ponta Negra, com um muro de 1,170km. A obra prevê a implantação de estruturas de contenção de encosta e de estabilização da linha de costa na orla em uma área total de 390,86 metros quadrados. Os serviços são necessários em decorrência da erosão costeira na orla, com trecho de 2 km de extensão, constituídas de blocos de concreto pré-moldados.
Com informações da Tribuna do Norte.