Moradores de Natal decoram ruas para acompanhar a Copa do Mundo

Com a chegada da Copa do Mundo de 2022, é possível encontrar nas ruas de Natal e região algo que pulsa no coração de muitos brasileiros: o amor pelo futebol. Esse sentimento é expressado em músicas, no torcedor que vibra em frente à televisão ou em decorações de rua tradicionais. Embora mais escassas, essas decorações resistem ao tempo e acompanham a vibração do torcedor. É o caso da rua Café Filho, no bairro das Rocas, decorada por senhoras apaixonadas por futebol e da rua Amélia Mesquita, em Macaíba, que virou atração principal da cidade.

Na animada rua Café Filho, um grupo de cerca de 10 mulheres trabalha na decoração. Todos os dias dos últimos dois meses, às 15h da tarde e às vezes durante a noite, esse grupo de se reúne para cortar e amarrar o material que compõe a grande bandeira de fitas de TNT. Uma corta, a outra amarra e os maridos são os responsáveis por amarrar toda essa composição, que forma a bandeira do Brasil. Uma tradição. As vezes com café, outras vezes com a feijoada que um dos homens cozinha.

A ideia nasceu do filho de uma das organizadoras, Ednalva Bezerra, 62. Ela conta que seu filho, quando adolescente, fazia pulseiras com as cores do Brasil. Rapidamente, por volta de 2006, as pulseiras se transformaram em algo maior. Bandeira no alto, chão pintado com a imagem dos mascotes do campeonato, meio-fio em verde e amarelo. O filho não vive mais em Natal, mas o que ele começou, continua e deve perdurar.

Em 2014 a rua virou atração de turistas. A dona de casa, Rosane Neres, mais conhecida como Nina, 61, conta que os visitantes costumavam chegar a qualquer hora e que receberam até imprensa para divulgar a decoração. Como neste ano o Brasil foi sede da copa, o movimento pelo local foi maior. “Em 2014 vinha muita gente, vinha muito gringo. Foi a mais famosa. Veio até TV aqui. Ficou linda”, diz.