Tecnologia contra fraudes: UFRN inicia testes para detectar metanol em bebidas no RN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio/RN), deu início a uma iniciativa pioneira para garantir a segurança dos consumidores potiguares. Um novo equipamento, instalado no Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes da UFRN, será utilizado para analisar amostras de bebidas destiladas vendidas no estado, detectando possíveis contaminações por metanol.

O uso da máquina foi oficializado em um acordo de cooperação técnica assinado nesta segunda-feira (20). A parceria tem como objetivo combater fraudes e proteger tanto os consumidores quanto os empresários do setor, diante do aumento de casos de bebidas adulteradas em outras regiões do Brasil.

### Como funciona o teste?

O equipamento utiliza a técnica de cromatografia a gás com detector de ionização de chama, considerada padrão ouro na detecção de metanol. Segundo o coordenador do laboratório, Valter Fernandes, o processo é altamente preciso e permite identificar e quantificar a presença da substância na bebida.

“O robô coleta a amostra, aquece até o ponto de ebulição do metanol (64,7 °C) e realiza a extração. Em seguida, o material é injetado no equipamento para análise. É possível detectar até mesmo pequenas concentrações”, explicou Fernandes.

As análises serão realizadas de forma “cega”, ou seja, sem identificação das marcas ou tipos de bebidas testadas. Os resultados serão entregues à Fecomércio em até cinco dias, que ficará responsável pela divulgação.

Segurança para consumidores e empresários

As coletas das amostras começam ainda nesta semana em supermercados, atacadistas e distribuidoras do estado. As empresas que aderirem ao programa pagarão uma taxa de aproximadamente R$ 200 por análise. Segundo Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio RN, a iniciativa visa oferecer tranquilidade ao mercado local.

“Queremos garantir que os produtos comercializados no estado sejam seguros e certificados, beneficiando tanto o consumidor quanto os empresários”, afirmou Queiroz.

Apesar das notícias sobre fraudes em outras regiões, representantes do comércio local afirmam que as vendas seguem estáveis no Rio Grande do Norte.