Uma ação inédita no alto oeste potiguar está promovendo ressocialização e economia pública. Pessoas privadas de liberdade do Complexo Penal Regional de Pau dos Ferros estão reformando 1.935 móveis escolares que beneficiarão 30 escolas estaduais da região.
O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) e a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC). Sob supervisão do policial penal Caio Arnaud, os internos trabalham na marcenaria do presídio na recuperação de mesas escolares, cadeiras e móveis administrativos.
Além de contribuir para a melhoria da infraestrutura escolar, o programa oferece capacitação profissional aos presos e garante remição de pena — um benefício previsto pela Lei de Execuções Penais (LEP). “Estamos promovendo reintegração social e economia para o Estado”, destacou Helton Edi, secretário da Administração Penitenciária.
A SEEC forneceu os materiais necessários para as reformas, como ferramentas elétricas e insumos. A iniciativa também contou com apoio da Vara de Execuções Penais para revitalizar a unidade fabril dentro do presídio.